PUBLICIDADE

ASAS reduz a chuva em grande parte do BR esta semana

Quantidade de pancadas de chuva será menor em vários estados

15 jan 2018 - 16h07
Compartilhar
Exibir comentários

A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai novamente influenciar o Brasil esta semana, provocando uma redução da chuva em quase todas as Regiões do país. Estados das Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte vão sentir o efeito da ASAS. 

A Alta Subtropical já começou a ganhar força durante o fim de semana sobre todo o interior do Nordeste, norte de Minas Gerais e o Espírito Santo afastando as áreas de instabilidade. O sol voltou forte e o calor aumentou bastante nessas áreas. 

Foto: Climatempo
Foto: Leônidas Bocão. Montes Claros/MG

ASAS ganha força 

No decorrer da semana, a ASAS continua reduzindo a umidade sobre praticamente todo o interior do Nordeste e avança mais sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Tocantins, na Região Norte. As condições de chuva vão diminuir até sobre o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, Goiás, o Distrito Federal, Mato Grosso e o Tocantins, onde a quantidade de pancadas de chuva será menor. "Será uma semana com muito mais sol, calor e pouca chuva. Outras localidades nem terão chuva", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.

O mapa de chuva para os próximos cinco dias mostra, nos tons de marrom, laranja e amarelo, as áreas que terão pouca ou quase nada de chuva com a atuação da ASAS. Grande parte do Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e o Tocantins terão menos chuva até o dia 20 de janeiro. 

Foto: Climatempo

No mesmo mapa, aparecem nos tons verde claro e verde escuro, as áreas que ainda devem acumular grandes volumes de chuva. Nesta estimativa estão o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas, Acre e Rondônia. A previsão é de volumes entre 100 a 200 mm no acumulado de cinco dias. 

Confira como a ASAS vai atuar sobre o Brasil esta semana: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade