PUBLICIDADE

Climatempo

Ar seco ganha força no centro-sul do país

Uma massa de ar seco e frio vai continuar predominando em algumas áreas. As temperaturas vão ficar mais baixas. Confira!

29 abr 2021 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo (SP), por André C.

A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo! #fotografeotempo e envie para nós!

Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio polar começa a ganhar força e aumenta por várias áreas do centro-sul do país.

Nestes últimos dias, este sistema foi responsável pela intensa diminuição de temperatura sobre a Região Sul. A madrugada do dia 28 de abril foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a temperatura mínima de 11,7°C na estação meteorológica convencional do bairro do Jardim Botânico. O recorde anterior de menor temperatura em 2021 era de 14,3°C em 26 de abril.

Nos próximos dias, esta massa de ar seco e frio vai continuar predominando em algumas áreas do centro-sul do Brasil. Apesar de inibir a formação de nuvens, este sistema vai ajudar a deixar as temperaturas mais baixas em toda a Região Sul, no estado de São Paulo, parte da Região Centro-oeste, áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A previsão é de madrugadas mais frias nos trechos de serra do sul do país, na Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais e também na Região Serrana do Rio de Janeiro. Até o fim de semana, o predomínio vai ser de sol e tempo firme em algumas cidades. No interior paulista, no norte de Minas Gerais e em parte do Mato Grosso do Sul devido ao tempo seco a umidade cai nas horas mais quentes do dia.

Foto: Climatempo

Mapa de estimativa da umidade relativa mínima dos dias 29 e 30 de abril de 2021

A partir da semana que vem, entre a segunda (4) e a terça-feira (5), a formação de uma nova frente fria deverá trazer chuva para a Região Sul e também para áreas do Sudeste e Centro-Oeste. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade