PUBLICIDADE

Ar seco ganha força em parte do Norte do BR

Umidade fica baixa em algumas áreas

17 ago 2017 - 17h26
Compartilhar
Exibir comentários

O ar está muito seco em parte do Norte do Brasil. A forte massa de ar seco e quente que cobre o Tocantins, por exemplo, tem deixado a temperatura bastante elevada e a umidade baixa a vários dias. Para se ter uma ideia do calorão, no dia 11 de Agosto, a cidade de Palmas, registrou 40,3°C, segundo o Inmet. O recorde de calor anterior era 39,9°C no dia 9 de agosto. Foi a primeira capital brasileira a atingir a marcar dos 40°C este ano. No dia 14 de Agosto, o termômetro na cidade registrou 39,6°C e por muito pouco não atingiu a marca dos 40°C. 

Nesta sexta-feira (18), a previsão é de mais calor e tempo seco no centro-leste do Pará, no Tocantins e no Amapá. O termômetro em Palmas, pode chegar aos 40°C e o nível de umidade pode ficar abaixo de 30%. Nas demais áreas da Região, também faz calor, mas com a umidade alta as nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva.   

A tendência é que a massa de ar seco ganhe força no sul da Região Norte no próximo sábado, dia 19 de Agosto. No Acre, Rondônia, sul do Amazonas, do Pará a umidade diminui e o ar fica mais seco e assim como o Tocantins o dia será quente sem chuva com umidade relativa do ar baixa. Somente em Roraima, Amapá, região de Manaus, Barcelos, Santarém, Altamira e Tucuruí é que ocorrem pancadas de chuva. No domingo, volta a chover em boa parte da Região, exceto o centro-leste do Pará, Amapá e o Tocantins. 

Veja também: Grande frente fria chega no fim de semana

Chuva na hora da colheita do algodão

Foto: Climatempo
Foto: Gleive Marcio - Palmas, Tocantins
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade