PUBLICIDADE

Climatempo

Ar seco e calor intenso no Nordeste

Apenas áreas da costa leste da Região e do Maranhão podem ter chuva

8 out 2019 - 18h06
Compartilhar
Exibir comentários

Uma massa de ar seco vai predominar sobre o Nordeste nesta quarta-feira, 9 de outubro. Apenas áreas da costa leste da Região e o centro-oeste do Maranhão terão alguma chuva. O calor intenso vai continuar em áreas do Piauí e da Bahia.

A chuva deve perder força sobre a região de Ilhéus, nesta quarta-feira, mas a circulação dos ventos marítimos ainda estimula a formação de nuvens e  as condições de chuva sobre parte da costa leste da Região.

Pouca chuva no Nordeste

A região de Recife, de João Pessoa, de Natal e o litoral da Bahia, incluindo Salvador, vão ter um dia com sol, mas há condições para chuva fraca e passageira. Na região de Ilhéus, a chuva vai ser mais frequente pela manhã, com poucas aberturas de sol e muitas nuvens, mas a partir da tarde a chuva perde força e passa a ser rápida e fraca.

No centro-oeste e no sul do Maranhão, a quarta-feira vai ser de sol pela manhã e pancadas de chuva, com raios, a partir da tarde.

Predomínio de sol e ar seco

Esta quarta-feira, 9, será de sol forte e ar seco nas demais áreas do Nordeste, incluindo as capitais Fortaleza, São Luís ,Teresina, Aracaju, e Maceió. Na maioria das áreas sem previsão de chuva, localizadas no interior nordestino, a umidade do ar vai chegar em níveis entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia. Mas no sertão, o nível de umidade pode baixar para 15%. Para não prejudicar a saúde humana, o ideal é que a umidade no ar se mantenha acima dos 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Foto: Climatempo

Foto de Samuel Oliveira, Vitória da Conquista (BA)

Temperatura

Nos últimos dias, locais do oeste da Bahia e do Piauí ficaram entre os mais quentes do Brasil e o calor extremo deve continuar no decorrer desta semana. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na tarde de 8 de outubro de 2019, a temperatura chegou aos 39,8°C em Bom Jesus do Piauí, no Piauí, e de 39,1°C em Ibotirama, na Bahia. 

Tendência para os próximos dias

Na quinta-feira, 10 de outubro, a chuva no Nordeste vai se concentrar na costa leste, na região entre Salvador e Natal. Não tem previsão de chuva para as demais áreas do Nordeste. O dia serpa com sol forte, ar seco e calor.

Volta a chover, a partir da tarde da sexta-feira, no centro-oeste e norte do Maranhão. A costa leste do Nordeste segue com chuva fraca e passageira e o calor e o ar seco influenciam os demais locais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade