PUBLICIDADE

Ar seco demais deixa parte do Brasil em alerta

Nível de umidade pode ficar abaixo de 20% em alguns municípios

24 jul 2017 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira (24), o tempo quente e seco vai predominar sobre quase todo o Brasil, segundo os meteorologistas da Climatempo. As temperaturas ficam altas e o alerta é para baixa umidade relativa do ar com índices perto ou abaixo de 20% em toda a região Centro-Oeste, Tocantins, oeste da Bahia e São Paulo.

Ao longo desta tarde, em alguns municípios da região central do país a temperatura pode ficar entre 33°C e 36°C. A população vai sentir os efeitos do tempo seco. É recomendável ingerir bastante liquido e evitar praticar exercícios físicos, nas horas mais quentes do dia.

A massa de ar seco que predomina sobre o Brasil causa esse bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens, a ocorrência de chuva e o avanço das frentes frias. A presença desta massa seca sobre o país é uma situação típica desta época do ano.

Baixos índices de umidade

Ontem (23), os níveis de umidade ficaram muito baixos na região Centro-Oeste. De acordo com dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, o menor índice de umidade chegou a 14%, na cidade de Sonora, no Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá e Rondonópolis (MT), a umidade chegou a 15%, o que determina situação de alerta. Ainda segundo o Inmet, em Brasília (DF) a umidade chegou a 23% e  Monte Alegre de Goiás (GO), o índice registrado também foi de 15%.

De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde, níveis de umidade entre 12% e 20% desta ordem determinam situação de alerta. Nos próximos dias, a baixa umidade do ar continuará a secar a maior parte do pais.  

Veja também: Falta de chuva preocupa Brasília

Brasil com umidade abaixo de 20%

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade