PUBLICIDADE

Ar polar entra no Centro-Oeste

Cuiabá teve a tarde mais fria do ano

3 jun 2018 - 10h33
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova frente fria avançou pelo centro-sul do Brasil neste fim de semana e sua massa de ar polar conseguiu entrar em parte do Centro-Oeste do País. A temperatura caiu neste domingo (03/06) em todo o Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso.

O contraste térmico entre o ar frio trazido pela massa polar e o ar quente que estava sobre o Centro-Oeste favoreceu a formação de muitas nuvens em parte da Região. Na imagem de satélite abaixo, tirada às 09h do canal visível, é possível ver a influência do ar frio nas manchas brancas, que representam as nuvens.

Foto: Climatempo

Mato Grosso do Sul

Às 09 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília), praticamente todo o Mato Grosso do Sul tinha temperatura abaixo de 15ºC, inclusive a capital Campo Grande. Em Corumbá, fazia 14ºC apenas na região do aeroporto local, mas a sensação térmica chegou a 09ºC por causa do vento. Em Ponta Porã, na região sul, o frio e o excesso de umidade favoreceram a formação de um denso nevoeiro, que se prolongou durante todo o domingo. Às 16h fazia apenas 12ºC na cidade e a visibilidade era de apenas 500 metros.

Mato Grosso

O ar frio conseguiu entrar também pelo Mato Grosso, formando muitas nuvens no sul e sudoeste do estado. Nessas regiões, às 10h (horário de Brasília) a temperatura estava entre 14ºC e 16ºC em cidades como Sapezal, Primavera do Leste, Comodoro, Tangará da Sera, Salto do Céu, entre outras. Em Cuiabá a manhã deste domingo foi marcada por uma forte névoa, que reduziu a visibilidade no aeroporto Marechal Cândido Rondon. A temperatura subiu pouco ao longo do dia e a tarde deste domingo foi a mais fria deste ano, até agora. Segundo o INMET, a máxima foi de apenas 20,7ºC na capital, batendo o recorde anterior do dia 20 de maio, com 23,9°C.

Primeira semana de junho

Na segunda-feira, 3 de junho, há risco de nevoeiro (neblina) de manhã cedo no oeste e sul de Mato Grosso. O dia amanhece frio e a tarde será com maior temperatura em relação ao domingo, mas ainda não tem o calorão de mais de 30°C.

O sul e sudoeste de Mato Grosso terão temperaturas em elevação até o fim da semana, e não haverá mais a sensação de frio durante as madrugadas. Já Mato Grosso do Sul terá elevação de temperatura na terça-feira, mas ainda sofre a influência de outra massa de ar frio, que  trará nova queda de temperatura na quarta-feira (06).

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade