PUBLICIDADE

Ar polar entra forte no Centro-Oeste e derruba a temperatura

Madrugada do domingo deve ser a mais fria do ano até agora em MS e em várias áreas de MT e de GO. Recordes de frio são esperados para Campo Grande e Cuiabá.

19 mai 2018 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

Uma forte frente fria chegou ao Mato Grosso do Sul neste sábado, e como era esperado, trouxe chuva, ventania e brusca queda da temperatura. Em 23 horas, entre 8 horas (9 horas em Brasília) da manhã do dia 19 de maio  e 9 horas do dia 18, sexta-feira, a temperatura caiu de 6°C a 10°C no estado, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva, o vento forte e a chegada do ar polar da frente fria causaram a queda da temperatura.

A sensação já era de frio na manhã do sábado na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, mas o frio está só começando. A tarde de 19 de maio deve ser a mais fria do ano até agora em grande parte do estado, incluindo Campo Grande. A temperatura às 8 horas (local) deste sábado estava em torno dos 18°C e por volta das 9 horas (local) da sexta-feira era de 26°C.

Segundo o INMET, as menores temperaturas no estado, até 9 horas (local) foram:

Ponta Porã: 13,7°C

Sete Quedas: 14,3°C

Itaquiraí: 15,0°C

Juti: 15,4°C

Em Campo Grande, a menor temperatura até 9 horas (local) foi de 16,9°C.

Temperatura invertida

O ar polar atua cada vez mais forte sobre o Mato Grosso do Sul no decorrer deste sábado e a temperatura continua baixando. O frio só aumenta ao longo da tarde e da noite, quando devem ser observadas as menores temperaturas deste sábado.

Está ocorrendo neste sábado o que os meteorologistas chamam de "temperatura invertida". Normalmente a temperatura mínima ocorre na madrugada ou ao amanhecer e a máxima do dia é registrada durante a tarde. Mas quando o ar polar avança sobre uma região durante o dia, é comum termos esta inversão da temperatura: a menor temperatura do dia ocorre à noite e a maior pela manhã ou até durante a madrugada.

Frio abaixo de 10°C

A massa de ar de frio, de origem polar, que chegou ao Mato Grosso do Sul neste sábado é a mais forte de 2018, até agora, e vai provocar muito frio no estado neste domingo, 20 de maio, e também na segunda-feira, dia 21. A madrugada do domingo, 20, deve ser a mais fria do ano até agora em Campo Grande e em todo o estado, de forma geral. Várias áreas  no centrossul e no leste do estado, incluindo Campo Grande, devem registrar temperaturas abaixo dos 10°C ou pouco acima deste valor. As menores temperaturas devem ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul, mas a chance de alguma geada é remota.

Foto: Climatempo

Foto de Geraldo Teixeira, Campo Grande (MS)

Ar polar avança sobre o Centro-Oeste

O ar polar avança neste domingo por todo o Centro-Oeste e a temperatura cai em todos estados. A madrugada do domingo também dever a mais fria do ano, até agora, em Cuiabá e no centro-oeste e sul de de Mato Grosso. Até a terça-feira, 22 de maio, recordes de frio para este ano também em Goiânia e em Brasília.

A grande e forte frente fria que avança sobre a Região Centro-Oeste provoca chuva até a noite deste sábado também em Mato Grosso, em Goiás e até no Distrito Federal. Mas para o domingo, a previsão é de que já não chova mais no Centro-Oeste, apesar da presença de nebulosidade no decorrer do dia.

Foto: Climatempo

Chuva em MS entre 18 e 19 de maio de 2018

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade