PUBLICIDADE

Climatempo

Ar frio se afasta do RJ e fim de semana será quente

Madrugada de sexta,16 de agosto, foi a segunda mais fria na cidade do Rio de Janeiro. Temperatura ficou abaixo dos 10°C em várias áreas do RJ.

16 ago 2019 - 17h47
Compartilhar
Exibir comentários

A madrugada de 16 de agosto foi uma das mais frias do ano até agora no estado do Rio de Janeiro. Várias áreas do estado, incluindo o Grande Rio, registraram temperaturas abaixo dos 10°C.

As baixas temperaturas estão associadas com a presença de uma massa de ar frio de origem polar, moderada a forte, que ainda está na costa da Região Sudeste. Na madrugada e manhã desta sexta-feira, a parte mais fria desta massa polar ( o centro da massa polar)  estava sobre o mar, mas próxima do litoral do Rio de Janeiro.

Confira algumas temperaturas baixas registradas no estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no dia 16/8/2019

Parque Nacional do Itatiaia (2450 m de altitude): -5,3°C

Petrópolis (Pico do Couto - 1758 m de altitude): 5,3°C

 Carmo: 6,6°C

Nova Friburgo (Salinas - área rural): 7,0°C

Santa Maria Madalena: 7,3°C

Cordeiro: 7,8°C

Rio Claro: 8,2°C

Três Rios: 8,3°C

Silva Jardim: 8,8°C

Teresópolis (Parque Nacional): 9,0°C

Resende: 9,4°C

Duque de Caxias/Xerém: 9,4°C

Segunda madrugada mais fria do ano na cidade do Rio

Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura mínima nesta sexta-feira, 16, foi de 10,8°C, na Vila Militar, zona oeste carioca, e foi a segunda menor temperatura registrada em 2019 até agora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Esta temperatura foi muito próxima do recorde de frio para este ano que é de 10,4°C registrado no dia 19 de julho na Vila Militar e no Alto da Boa Vista.

Em quase todos os aeroportos da cidade do Rio de Janeiro, a temperatura estava entre 11°C e 13°C por volta das 6 horas da manhã. O aeroporto Santos Dumont estava com 16°C.

Foto: Climatempo

Foto de Daniel Orlandi, Rio de Janeiro (RJ)

Fim de semana quente

O ar frio de origem polar se afasta da Região Sudeste no fim de semana e a temperatura se eleva rapidamente. A madrugada deste sábado, 17 de agosto, ainda será fria, mas não tanto como a de sexta-feira, e a sensação de calor volta a predominar no fim da manhã. Na cidade do Rio, a temperatura na tarde deste sábado já volta para a marca em torno dos 30°C. 

No domingo, 18, o ar esquenta mais e a sensação de calor será maior já pela  manhã. A temperatura à tarde passa dos 30°C na maioria das áreas do estado do Rio.

Sol e praia

Não há previsão de chuva para o fim de semana no estado do Rio de Janeiro. O sol fica forte o dia todo e poucas nuvens vão se formar. 

O ar fica seco. Os menores níveis de umidade do ar à tarde devem ficar entre 20% e 30% pelo interior fluminense. Mas o ar seca também no litoral e a umidade relativa do ar na cidade do Rio poderá baixar de 40% à tarde, especialmente no domingo.

Sem chuva, com sol e temperatura subindo, as praias do estado Rio de Janeiro serão boa opção de lazer neste fim de semana. Depois dias com mar muito agitado, o mar volta a baixar. As ondas não devem passar de 1,0 m no fim de semana.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade