PUBLICIDADE

Climatempo

Ar frio polar causa queda da temperatura no Sul do BR

Madrugada desta quinta pode ser a mais fria do ano até agora em Curitiba. Porto Alegre registrou menor temperatura deste ano na madrugada do dia 13.

13 fev 2019 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários

A queda da temperatura foi sentida em todo o Sul do Brasil e também em áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo por causa do ar frio de origem polar que se espalhou sobre estes estados nas últimas 24 horas. Esta massa de ar frio chegou ao norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e centro-sul do Brasil com força acima do normal para fevereiro e por isso provocou um resfriamento bastante acentuado.

Cidades do sul do Rio Grande do Sul, da serra gaúcha e catarinense registraram temperaturas abaixo dos 10°C na madrugada desta quarta-feira, 13 de fevereiro. Confira as menores temperaturas no Sul, segundo o INMET:

6,4°C em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC)

8,8°C em São José dos Ausentes (RS)

8,9°C em São Joaquim (SC)

9,0°C em Vacaria

9,1°C em Bagé

9,8°C em Santana do Livramento, em Dom Pedrito e em Cambará do Sul

Madrugada mais fria do ano em Porto Alegre

A madrugada de 13 de fevereiro foi a mais fria de 2019 até agora em Porto Alegre e também deste verão, que começou no dia 21 de dezembro de 2018. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 16,9°C de temperatura mínima na capital gaúcha. O recorde anterior era de 17,3°C nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Possibilidade de recorde de frio em Curitiba

Nesta quinta-feira, 14, poderemos ter o recorde de menor temperatura de 2019 em Curitiba até agora. O recorde atual é de 15,6°C no dia 5 de fevereiro.

O ar frio de origem polar persiste sobre o Sul do Brasil e toda a Região amanhece com temperatura amena. As serras gaúcha e catarinense ainda poderão ter temperaturas em torno dos 10°C.

Chuva

A quinta-feira será com períodos de céu nublado e aberturas de sol no leste do Paraná e de Santa Catarina. Pode até garoar de manhã cedo. As outras regiões do Sul do Brasil terão sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na sexta-feira e no sábado e provocam muita chuva especialmente no Paraná e em Santa Catarina.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade