PUBLICIDADE

Climatempo

Ar frio de origem polar baixa a temperatura no Brasil

Frente fria chega ao norte de Minas Gerais e ao sul da Bahia. Fenômeno da friagem ocorre no Acre e em Rondônia.

12 jun 2021 - 09h27
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Gramado (RS), por Ageu Kehwald

Uma frente fria avança sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e chega ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Esta frente fria ajuda a formar algumas nuvens de chuva sobre Goiás e o Distrito Federal.

A massa de ar frio de origem polar que veio com essa frente fria deixa a temperatura baixa em todo o Sul do Brasil, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Mas o ar frio de origem polar também causa queda de temperatura em algumas áreas de Mato Grosso, de Rondônia e até do Acre.

Com excesso de nebulosidade e o ar frio de origem polar, a temperatura também cai na Região Sudeste do Brasil.

Nuvens carregadas crescem sobre o Norte do Brasil e em parte do Nordeste por causa do ar quente e úmido.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 12/06/2021

Sábado com muito frio no Sul do Brasil. O dia amanhece com geada no centro-sul, Planalto e serra do Rio Grande do Sul, na região serrana e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e também no sul do Paraná. Há condições para nevoeiro amanhecer no oeste dos estados. O sol predomina no Sul do Brasil.

Na Região Sudeste, a temperatura também está em declínio. O sol predomina no interior de São Paulo. A Grande São Paulo já tem sol, mas entre muitas. Chove fraco no litoral paulista.

No Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, o sol aparece entre muitas nuvens. Nas demais áreas do estado de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a passagem da frente fria deixa muitas nuvens e provoca pancadas de chuva.  Há risco de raios no centro-oeste e no norte de Minas Gerais.

Na Região Centro-Oeste do Brasil, o sol aparece o dia todo, junto de algumas nuvens em Mato Grosso do Sul e faz frio no estado. Na maioria das áreas de Mato Grosso e de Goiás, o sol também aparece, mas entre muitas nuvens e a temperatura não fica tão alta quanto nos últimos dias. Há condições para chuva e com raios na região do Distrito Federal e no leste de Goiás.

A maioria das áreas da Região Norte do Brasil tem pancadas de chuva com raios e períodos de sol neste sábado. O ar frio de origem polar que passa sobre o Acre e Rondônia deixa a temperatura agradável diminuindo bastante o calor. Rondônia e o centro-leste do Acre têm sol e muitas nuvens. Mas ainda chove no oeste do Acre.

Já na região Nordeste do Brasil, o tempo fica seco em quase todas as áreas. Uma frente fria provoca pancadas de chuva com raios a partir da tarde no litoral sul da Bahia. O litoral de Sergipe e de Alagoas podem ter chuva passageira, mas o sol aparece o dia todo. Sol e pancada de chuva no centro-oeste e no norte do Ceará, em Teresina e no centro-norte do Piauí e em quase todo o estado do Maranhão. Só não chove no sul do Maranhão.

Alertas meteorológicos para 12/06/2021

Há condições para geada ao amanhecer do sábado no sul do Paraná, nas áreas de Planalto Norte e Sul de Santa Catarina e na serra catarinense, no Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul e no centro-sul gaúcho.

Alerta para temporais no Noroeste do Amazonas

Atenção para chuva e vento moderado em Vitória e no centro-sul do Espírito Santo e nas áreas ao som do Vale do Rio Doce, Minas Gerais.

Atenção para chuva moderada a forte e com raios no litoral do Piauí e do Maranhão, no litoral e norte do Pará, no Amapá, em Roraima, no norte e oeste do Amazonas.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 20% e 30% no norte e oeste da Bahia, nas áreas de sertão, no centro-sul do Maranhão e do Piauí e sobre  o Tocantins.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade