PUBLICIDADE

Climatempo

Após temporal, Curitiba tem mais chuva nesta sexta

Em apenas 3 horas choveu quase o que normalmente deveria chover durante todo mês de novembro. Há risco de chuva forte para esta sexta-feira.

27 nov 2020 - 04h46
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte temporal caiu sobre a grande Curitiba entre a noite da 5ª e o começo da madrugada desta sexta-feira, 27 de novembro. Área de chuva atingiu vários municípios da grande Curitiba, mas a capital paranaense foi a que recebeu o maior volume. 

em apenas 3 horas choveu quase o que normalmente deveria chover durante todo mês de. 

Segundo dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-  no espaço de apenas 3 horas, entre 22h50 da quinta-feira e 1h50 desta sexta-feira choveu 112,4 mm sobre Curitiba. A média de chuva normal para novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia é de aproximadamente 124 mm.

Nesse mesmo período de 3 horas, a região de Pinhais recebeu 43,4 mm, hein Almirante Tamandaré choveu 32,5 mm,  em Almirante Tamandaré 32,5 e a região de Colombo acumulou 31,8 mm.

 

 

O que provocou a tempestade

O temporal sobre a grande Curitiba foi provocado por nuvens bastante carregadas, chamadas de cumulonimbus. Além de chuva forte, os cumulonimbus também provocam fortes rajadas de vento e eventualmente granizo.

Essas nuvens se formaram no leste do Paraná por causa da circulação ciclônica de ventos que começou a predominar sobre a Região Sul do Brasil, com deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região. A circulação ciclônica de ventos facilita a concentração de umidade e a formação de grandes nuvens.

 

 

Foto: Climatempo

Foto de Luiz, Curitiba (PR)

Previsão para sexta-feira e fim de semana

A região da grande Curitiba ainda está sujeita a chuva forte no decorrer desta sexta-feira. A circulação de vento ciclônica persiste e novas áreas de instabilidade podem se formar. 

A previsão é de pancadas de chuva com, que podem acontecer várias vezes ao longo do dia. 

Para o fim de semana, a previsão é de mais sol e calor em todo o estado do Paraná. Curitiba também vai esquentar. Mas o aumento do calor vai fazer com que novas nuvens carregadas cresçam e em vários locais do Paraná podem acontecer pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde ou à à noite. Essas pancadas podem acontecer no sábado e no domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade