PUBLICIDADE

Climatempo

Após calor de quase 42°C, norte de MG pode ter chuva esta semana

Áreas de instabilidade se formam sobre Sudeste do BR e levam chuva para MG e ES nos próximos dias

21 out 2019 - 04h36
Compartilhar
Exibir comentários

O Norte de Minas Gerais tem sido um dos lugares mais quentes do Brasil nos últimos dias.  Durante o fim-de-semana o Instituto Nacional de meteorologia registrou quase 42°C na região. Com a passagem de uma frente fria, há condições para pancadas de chuva e o calor diminui esta semana.

Calorão

A cidade de São Romão, no noroeste de Minas Gerais, teve a maior temperatura no Brasil no domingo, 20 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,6°C de temperatura máxima. 

Minas Gerais e Bahia foram os estados mais quentes no Brasil no fim de semana. Confira as seis maiores temperaturas registradas pelo INMET no domingo, 20/10/2019

Cidade

UF

T max (°C)

São Romão

MG

41,6

Unaí

MG

40,6

Ibotirama

BA

40,5

Bom Jesus da Lapa

BA

40,5

Arinos

MG

40,3

Montalvânia

MG

40,1

Previsão de chuva para MG esta semana

A população do norte e do leste de Minas Gerais terão uma trégua do calor intenso e da secura do ar esta semana. Uma frente fria chega ao sul da Bahia nesta segunda-feira, 21, e deve ficar quase parada nesta região até o fim da semana. 

Com a mudança na direção dos ventos provocada pela frente fria, o ar úmido chega ao leste ao norte de Minas Gerais, o que vai facilitar a formação de nuvens de chuva. A previsão é de que as pancadas de chuva comecem a ocorrer já a  partir da tarde ou noite desta segunda-feira e se prolonguem até o fim da semana.

Várias pancadas de de chuva pode ocorrer com raios e a chuva pode ser moderada em alguns locais.

O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva aliviam o calorão.

A Grande Belo Horizonte e outras regiões de Minas Gerais como o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas também ficam sob influência de áreas instabilidade e devem ser beneficiadas com chuva no decorrer desta semana.

Chuva para o Espírito Santo

A presença desta frente fria próxima do litoral sul da Bahia vai deixar o tempo instável também no Espírito Santo.

Durante toda a semana, o estado do Espírito Santo terá muitas nuvens e condições para a chuva. Na quinta e na sexta-feira, as condições para chuva são maiores e a chuva deve ser mais frequente e generalizada.

Foto: Climatempo

Foto de Andre C, Araguari (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade