0

Antes da chuva, o calor aumenta muito no Sul do Brasil

O ar fica seco e a temperatura dispara, inclusive na capital Porto Alegre

23 nov 2020
17h50
atualizado às 18h21
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Ar frio que chegou no fim da semana passada deixando a temperatura baixa no Sul perde força e os termômetros sobem. Os próximos dois dias vão ser muito quentes no Sul.

A massa de ar mais seco que predomina sobre a Região garante uma terça-feira (24) de sol e o ar volta a secar. Com tempo aberto e sem previsão de chuva a temperatura sobe pra valer. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 35 graus nesta terça.

Pré-frontal

Na quarta-feira o ar quente ainda predomina sobre o Sul e a temperatura sobe ainda mais. Na capital gaúcha, o termômetro sobe rápido e a máxima atinge 38 graus. Com a aproximação de uma frente fria, o vento passa a soprar do quadrante norte trazendo ainda mais calor para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma situação denominada pelos meteorologistas de "aquecimento pré-frontal", ou seja, o aquecimento que antecede a chegada de uma frente fria.

Na noite de quarta-feira (25), o choque da entrada da frente fria e a atmosfera quente provoca temporais no extremo sul gaúcho com fortes rajadas de vento. 

Foto: Climatempo

Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS

Temporais, ventos fortes e queda de temperatura 

A chegada deste sistema ao estado gaúcho vai colaborar para a formação de muitas nuvens carregadas no Sul. Na quinta-feira (26), a chuva e os ventos fortes vão se espalhar sobre todo o estado do Rio Grande do Sul. A temperatura diminui nas áreas gaúchas, mas o calor ainda é forte em Santa Catarina e no Paraná, onde a temperatura diminui só na sexta-feira (27). 

A frente fria vai conseguir mudar o tempo e as condições serão favoráveis aos temporais com chuva e vento fortes no Rio Grande do Sul, até o fim da semana. Vale lembrar que um centro de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai provocam ventos moderados a fortes em todo o estado gaúcho. Na quinta-feira (26), as rajadas de vento chegam a 70km/h em diversas localidades.

Veja também:

Previsão Brasil - Sábado com pancadas de chuva no BR
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade