PUBLICIDADE

Alerta para muita chuva no sul da Bahia

Área de baixa pressão se organiza no mar e intensifica as nuvens carregadas

13 dez 2017 - 16h59
(atualizado às 19h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade se espalharam mais pelo interior da Bahia e a chuva forte chegou a municípios da parte central e até do norte baiano. No fim da tarde desta quarta-feira, 13, choveu 38,8 mm em apenas 1 hora em Formosa do Rio Preto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Em Barreiras choveu 24,8 mm em 2 horas. O acumulado de chuva em Barreiras em dezembro estava em torno de 200 mm em 13 dias.

Nesta quinta-feira (14), o sul da Bahia fica em alerta para muita chuva, devido a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica. 

O sistema de baixa pressão se organiza no mar entre a costa do Espírito Santo e do sul da Bahia e mais nuvens carregadas vão crescer reforçando as condições de chuva. Há risco de chuva forte e volumosa, alertam os meteorologistas da Climatempo. 

Além do sul da Bahia, que terá o reforço da baixa pressão, o centro-oeste do estado, o sul do Piauí e o Maranhão continuam sob a influência de áreas de instabilidade. Ainda há condições para chuva forte. 

Já o norte da Bahia, inclusive Salvador, e os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, terão predomínio de sol e baixa possibilidade de chuva nesta quinta-feira. 

Foto: Climatempo
   Foto: Joelson Gondim. Ilhéus/BA.

Volumes em 24 horas 

Os volumes de chuva já foram bastante elevados sobre a Bahia entre a terça-feira (12) e esta quarta-feira (13) e ficaram entre os maiores do Brasil no período de 24 horas. Destaque para Brumado (BA) que registrou 84,8 mm pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Choveu 73,4 mm em Itiruçu, 60,6 mm em Itapetinga, 59,4 mm em Itaberaba, 57,8 mm em Porto Seguro e 57,8 mm Ipiaú, no período entre às 10 horas de terça e às 10 horas desta quarta-feira. 

Em Jaguarari, no norte da Bahia, a chuva forte provocou uma enxurrada em ruas da cidade na tarde de terça-feira. As imagens foram enviadas pelo usuário Heberte Guedes para o whatspp da Climatempo: 

Também quer enviar imagens do tempo na sua cidade? 

É só gravar e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE!

A partir de sexta-feira (15), a quantidade de pancadas de chuva diminui sobre o estado da Bahia. A chuva que ocorrer já não será tão volumosa como nos últimos dias. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade