2 eventos ao vivo

Alerta para chuva muito volumosa sobre o Vale do Ribeira 

Volumes de chuva extremamente elevados são acumulados em poucas horas, com potencial para enchentes e grandes alagamentos em centros urbanos.

19 jan 2021
04h10
atualizado às 10h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista combinada com a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, gerou fortes áreas de instabilidade sobre várias áreas do centro-oeste e sul do estado de São Paulo. Volumes de chuva extremamente elevados foram acumulados em poucas horas, com potencial para enchentes e grandes alagamentos em centros urbanos.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 155,2 mm de chuva na região de Iguape acumulados em 24 horas, entre 8 horas de 18 de janeiro e 8 horas de 19 de Janeiro.

Na região de Peruíbe, no litoral sul Paulista, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou aproximadamente 255 mm de chuva no centro da cidade em apenas 6 horas! Esse volume de chuva foi extremamente elevado e representa quase a chuva do mês de janeiro em poucas horas.

Confira outros volumes de chuva elevados registrados pelo Cemaden no sul do estado de São Paulo, no período de 24 horas, entre aproximadamente 8h30 do dia 18 e 8h30 de 19 de janeiro de 2021.

Peruíbe/ parque do Trevo: 223,1 mm

Itanhaém/ balneário Gaivota: 213 mm

Registro: 148,5 mm

Iguape/ rua major Rebello: 168,2 mm

Eldorado/ centro: 126,2mm

Cananéia/ centro: 125,3 mm

Miracatu /rua Waldemar Lopes: 115,1 mm

Foto: Climatempo

Imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostram nuvens muito carregadas (manchas em vermelho) sobre SP

Previsão

Nessa terça-feira (19) uma frente fria que atua no oceano, ao largo da costa sul do Brasil juntamente com a presença de áreas de baixa pressão entre o litoral sul de São Paulo e o interior, como indica a figura abaixo.

Foto: Climatempo

Muitas instabilidades vão se formar sobre toda a faixa que vai desde o Mato Grosso do Sul até o litoral. No litoral sul de São Paulo, no litoral do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, incluindo a costa norte catarinense e o Vale do Itajaí, a condição é mais crítica devido à umidade que chega do oceano. Já choveu muito nessas áreas e a previsão é de mais chuva.

Até sábado, há indicação de elevados volumes de chuva entre o sul de São Paulo e o nordeste de Santa Catarina. A previsão é de acumulados entre 150 e 200mm. Veja na imagem abaixo:

Foto: Climatempo

Os maiores volumes de chuva devem acontecer entre hoje e amanhã, dias 19 e 20 de janeiro como indicado abaixo.

Foto: Climatempo

Acumulado de chuva nesta terça-feira, dia 19 de janeiro

Desde o último fim de semana a chuva vem acumulando volumes significativos nessas áreas. Assim essa previsão de mais chuva volumosa até o dia 20/01 com risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Foto: Climatempo

Acumulado de chuva na quarta-feira, dia 20 de janeiro

Veja também:

Previsão Brasil - Temporais no centro-sul do BR
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade