PUBLICIDADE

Climatempo

Alerta de temporais no Rio Grande do Sul

Rajadas de vento serão fortes nos próximo dias

6 mar 2019 - 17h27
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Um, dois sistemas de baixa pressão irão influenciar a maior parte do Sul do Brasil, até o próxima sexta-feira, segundo a Climatempo.

Nesta quinta-feira, o primeiro sistema de baixa pressão se forma na Argentina e as áreas de instabilidade deste sistema avançam para o oeste do Rio Grande do Sul e a região de Chapecó (SC), com chuva e ventos moderados a fortes desde cedo. Não dá para descartar o risco de temporal e descargas elétricas. 

Nas demais áreas gaúchas, o sol aparece, faz calor e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora acompanhada de fortes descargas elétricas atmosféricas. No sul gaúcho, essa chuva pode cair de forma volumosa com rajadas de vento fortes. 

Em Santa Catarina e no Paraná, o predomínio é do tempo quente e úmido que favorece o crescimento de nuvens que provocam pancadas de chuva à partir da tarde com raios, inclusive em Florianópolis e Curitiba.  

Frente fria

Um nova frente fria passa nesta quinta-feira em alto mar e vai ajudar a organizar mais um sistema de baixa pressão. Será o segundo sistema a se formar e estimular a formação de novas áreas de instabilidade pela faixa leste do Rio Grande do Sul, na sexta-feira.

Portanto, além de um sistema de baixa pressão na Argentina e Paraguai influenciando o oeste gaúcho teremos nesta sexta-feira instabilidades de outra baixa pressão entrando pelo leste do estado. A organização destas duas baixas vão favorecer bastante a formação de grandes núcleos de nuvens carregadas que se espalham sobre o Rio Grande do Sul, sul, centro e oeste de Santa Catarina e a região de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Alerta 

A região de Bagé, Santa Maria, Uruguaiana e São Luis Gonzaga ficam em alerta de perigo para chuva forte e  volumosa, raios, rajadas de vento entre 70 e 80km/h e queda de granizo. Em Rio Grande, a instabilidade vai ganhando força e chove forte até o fim do dia.   

Nas demais áreas gaúchas e na região de Chapecó (SC), a nebulosidade aumenta mais e há risco para temporais a qualquer hora do dia com raios.

Em Foz do Iguaçu, mesmo com a presença do sol há condições para pancadas de chuva com raios desde cedo. As rajadas de vento podem chegar até 60km/h. Em Florianópolis e nas demais áreas do Paraná, incluindo a capital Curitiba as pancadas de chuva estão previstas à partir da tarde e pontualmente podem ser fortes e acompanhadas de raios e rajadas moderadas de vento. 

Fique de olho na previsão para a Região Sul aqui

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade