PUBLICIDADE

Climatempo

Alerta de temporais no MA, TO, PI e leste do PA

Muitas áreas de instabilidade associadas a ZCIT se espalham sobre parte do Norte e Nordeste

9 mar 2020 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

O ar quente e úmido que predomina no Norte e Nordeste do país e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sobre a costa entre o Maranhão e o Piauí vão colaborar para espalhar muitas áreas de instabilidade em várias localidades das duas Regiões.

Nesta terça-feira, as capitais Belém, São Luís, Teresina, Palmas e a região de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista, na Bahia seguem com tempo bastante instável com muita nebulosidade e chuva. O alerta é para o risco de temporais.

Em Salvador (BA), em Manaus (AM), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), será um dia com muita instabilidade, céu carregado de nuvens e chuva frequente. De acordo com os meteorologistas, nestas áreas, as pancadas de chuva acontecem de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. 

O sol aparece forte e faz bastante calor no leste de Rondônia, noroeste do Amapá, em todo o Rio Grande do Norte, na Paraíba, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Pancadas rápidas e passageiras de chuva acontecem em Recife e Maceió. Nas demais áreas do Norte e Nordeste do Brasil, o sol aparece e o forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade favorece o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva à partir da tarde com raios.

Foto: Climatempo

Na quarta-feira, a tendência é que as áreas de instabilidade percam força sobre Belém, São Luís, Teresina. O sol aparece com mais força, mas mesmo assim ainda há condições para pancadas de chuva por vezes de moderada a forte intensidade, principalmente a tarde. 

Por outro lado, as áreas de instabilidade continuam ativas em Salvador, sul da Bahia e do Amazonas, onde pode chover forte e de forma frequente. 

 
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade