PUBLICIDADE

Forte friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas

Ar polar chega ao sul da Amazônia

27 abr 2017 - 21h08
(atualizado em 28/4/2017 às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O ar frio de origem polar chegou a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas e provocou a primeira friagem forte de 2017. O ar polar começou a ser sentido na tarde de dia 27 de abril. A friagem é a queda da temperatura provocada pela passagem do ar polar. 

Recorde de frio em Rio Branco

O ar polar entrou com mais força sobre Rondônia, Acre e sobre o sul do Amazonas nesta sexta-feira. O ar esfriou mais e houve queda da temperatura generalizada nestas áreas. Mesmo com o sol aparecendo um pouco, a temperatura fica amena também à tarde. A madrugada de 28 de abril foi a  ser a mais fria deste ano até agora nestas regiões. Em Rio Branco (AC), a temperatura mínima foi de 17,6°C. O recorde anterior era 20,9,°C em 13/4/17. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. A estação meteorológica automática registrou 16,3°C.

Confira outras temperaturas baixas registras na madrugada de 28/4/17

Vilhena (RO): 16,2°C

Epitaciolândia (AC): 16,1°C

Parque Estadual Chandless (AC): 16,8°C

Frio começou na tarde de 27 de abril 

O ar polar começou a ser sentido no sul da Amazônia na tarde de 27 de abril. Às 16 horas, em Rio Branco, o aeroporto Presidente Médici marcava 19°C, mas a sensação térmica era de 18°C por causa do vento moderado. A temperatura em Epitaciolândia, no sul do Acre, era de apenas 17,8°C.

Em Vilhena, no sul de Rondônia, a temperatura às 19h (local) estava em torno dos 19°C. Houve uma queda de 5°C em 24 horas. Em Cacoal, a temperatura não passou dos 25°C por causa da chuva e da entrada do ar polar.

Em Boca do Acre, no sul do Amazonas, a temperatura no fim da tarde estava em torno dos 20°C, quase sete graus abaixo do valor observado no final da tarde da quarta-feira.

Foto: Climatempo

Menos chuva

A passagem do ar polar afasta as nuvens carregadas por alguns dias. O fim de semana será com sol e tempo seco no Acre. Rondônia e o sul do Amazonas também terão sol, mas algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A madrugada do sábado ainda será um pouco fria, mas a tarde já será quente. 

Tempestade em Cacoal (RO)

A grande frente fria que levou o ar polar para o sul da Amazônia provocou muita chuva em , no estado de Rondônia. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 26 e 9h do dia 27 de abril (hora de Brasília) choveu 109,4 mm em Cacoal. Foi o maior volume de chuva sobre o Brasil neste período de 24h.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade