PUBLICIDADE

Climatempo

Abril começa com bons volumes de chuva nas lavouras de milho

Campos de algodão e de feijão de 2ª safra contam com chuvas frequentes

2 abr 2018 - 12h02
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira (02), o tempo fica fechado, com expectativa de chuva a qualquer hora do dia em grande parte do território brasileiro, devido a  presença de uma frente fria sobre a Região Sudeste, que mantém o canal de umidade sobre grande parte do país

As atividades de campo, como a colheita e a pulverização acabam sendo prejudicadas, mas ainda assim, o solo permanece com bons níveis de umidade, favorecendo a lavoura da 2ª safra.

Foto: Climatempo

Já na terça-feira (03), o Norte e Nordeste do Brasil, deverão se manter com o tempo mais fechado e com previsões de chuva a qualquer hora do dia. Na Região Sul do Brasil, além do sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais aberto e sem previsões de chuva.

As condições irão se manter favoráveis, ao longo de toda semana, para o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No entanto, o tempo mais chuvoso irá atrapalhar o início da colheita de cana de açúcar, principalmente no Estado de São Paulo, mas nada que traga prejuízos, já que está só começando.

Primeira quinzena de abril

A tendência para o Sul do país, é de que a chuva só retorne após o dia 15 deste mês, de forma generalizada e em bons volumes. Até lá, a previsão é de tempo aberto e sem chuva. Para a realização da colheita do arroz, soja e principalmente para o desenvolvimento do milho, essas condições serão excepcionais, podendo causar certa apreensão.

No entanto, como há previsão de chuva, relativamente boa e com abrangência, durante toda a segunda quinzena de abril, os níveis de umidade do solo serão elevados e beneficiarão o desenvolvimento das lavouras. Por outro lado, pode haver complicações para os produtores que estarão em plena colheita.

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade