PUBLICIDADE

Climatempo

A Década do Oceano quer saber qual a sua relação com ele

Nossa vida está intimamente ligada ao oceano, morando ou não na praia. Conhecemos mais da Lua do que do fundo do oceano. Qual a sua relação com o oceano?

22 jun 2021 - 19h09
(atualizado às 23h21)
Compartilhar
Exibir comentários

 Qual a sua relação com o oceano? "Conhecemos mais da Lua do que do fundo dos oceanos. Menos de 20% do fundo do oceano é conhecido", diz Ronaldo Christofoletti.

Para uns, o oceano é algo distante e inatingível, que fascina e dá medo ao mesmo tempo. Para algumas pessoas, o oceano é diversão e para outras é a própria casa, onde se dorme e trabalha, uma fonte de superação. Mas tem muita gente que mora em cidades litorâneas, ou muito próximas delas, e não vê o oceano.

Você já parou para pensar como a vida de todos nós está intimamente ligada ao oceano, até mesmo a de quem não mora na praia? Já pensou também na morte de seres marinhos, nas praias e ilhas que estão sumindo porque o nível do mar está aumentando, da onde vem a sujeira que chega ao mar? 

O oceano está esquentando e quanto mais quente, pior: mais fenômenos severos e menos vida. 

A Década da Ciência Oceânica é um movimento global proposto pela ONU, Organização das Nações Unidas, que no período de 10 anos, entre 2021 e 2030, vai estimular um olhar profundo e minucioso para o oceano, para estudá-lo, compreender suas mudanças e restaurar áreas danificadas. Isto vai exigir a união de esforços de cientistas, empresários, governos e a sociedade em geral.

Você sabia que a Década também propõe "tirar o s"? Muitas vezes dizemos oceanos quando deveríamos falar apenas oceano

O oceano é um só conectando todas as porções de terra, interagindo continuamente com a atmosfera. 

Aqui, algumas dicas de sites que você pode explorar e se motivar: Maré da Ciência,  Unesco no Brasil, Oceandecade.org

Este episódio do podcast O Clima entre Nós, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, te convida a pensar sobre qual a sua relação com o oceano e a participar da Década do Oceano. Tem espaço para todos: pessoas de todas as idades, quem mora no Amazonas ou em Santos.  A meteorologista Josélia Pegorim conversa com Ronaldo Christofoletti, doutor em ciências naturais, professor do Instituto do Mar da Unifesp, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza - e também do Grupo Assessor de Comunicação para a Década do Oceano da UNESCO 

Você pode ouvir outras conversas legais do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e no youtube

Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade