PUBLICIDADE

Climatempo

95% de soja já foi instalada no Paraná

Acompanhe o giro no campo e a tendência do clima para a próxima semana nas áreas produtoras

19 nov 2021 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

Na Região Sul, a entrada do ar polar, provocou queda de temperatura em muitas localidades produtoras. Esse frio fora de época, é favorável para as frutas muito comercializadas no final do ano, como o pêssego, que aproveita a temperatura mais baixa para aumentar a concentração de açúcar.

A próxima semana começa com tempo seco e altas temperaturas em toda a Região Sul.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Vamos dar um giro no campo:

De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), no estado 95% de soja já foi instalada. O plantio milho 1ªsafra, foi finalizado e 97% do trigo colhido.

Em Santa Catarina, os trabalhos de plantio de milho e arroz estão quase concluídos, com 94% e 98% instalados, respectivamente, segundo o boletim da Conab do dia 13 de novembro. A colheita do trigo atinge 70% e o plantio da soja segue com  59% das áreas de soja instaladas. 

Foto: Climatempo

Foto: Daiana Albino - soja em fase de floração - Los Cedrales, distrito do Paraguai localizado no departamento do Alto Paraná

 

Trigo

Este último boletim da Conab, mostra que São Paulo completou a colheita de 100% das áreas de trigo, inclusive a Câmara Setorial do trigo promove no próximo dia 24/11, de forma online uma reunião para debater o cenário de baixa produtividade do grão trazendo os relatos das principais cooperativas do estado, os números finais da safra 2021 do grão no estado. 

Seguindo o boletim do dia 13/11, da Conab, o plantio da soja chega a 80% das áreas e do milho, 97%. 

Mato Grosso do Sul e Goiás 

Ao todo, 94% das áreas de soja foram instaladas até 13 de novembro, no Mato Grosso do Sul, segundo a Conab. 

Neste mesmo boletim, Goiás alcança 84% das áreas de soja instaladas. O milho com 80% das áreas e o arroz com aproximadamente 35% das áreas instaladas.

Nordeste

Até o dia 13 de novembro, os trabalhos no campo seguem:

Bahia com 70% das áreas de soja e 31% das áreas milho instaladas. Maranhão avança com o trabalhos e 45% das áreas de soja estão instaladas contra 7% das áreas de milho. No Piauí: 30% das áreas de soja foram instaladas, segundo o último informativo do dia 13/11, segundo a Conab.

Os produtores de soja do Tocantins já realizaram o plantio de 80% das áreas de soja. Em Minas Gerais, o número é um pouco maior: 85% das áreas de soja e 70% do milho foram instaladas. 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade