PUBLICIDADE

Climatempo

4ªf de temporais no Rio Grande do Sul

Além da chuva, o alerta é para rajadas de vento na Região

23 jul 2019 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil deixa o tempo instável com muita umidade e bastante chuva em várias áreas do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e do Paraná.

A circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, vai bloquear as áreas de instabilidade desta frente fria sobre a Região Sul. A persistência de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai vai colaborar para espalhar nuvens carregadas especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira, o risco de chuva forte e volumosa é maior no Rio Grande do Sul que deve ficar em alerta porque há risco de tempestades e ventania, principalmente no centro-sul e noroeste gaúcho. 

Em parte de Santa Catarina e no Paraná, as condições de chuva aumentam nesta quarta-feira. No sul e no oeste catarinense e na região de Foz do Iguaçu, por causa da influencia da frente fria há previsão de pancadas de chuva isoladas de fraca a moderada intensidade em alguns períodos. Em Florianópolis e em Curitiba e nas demais áreas, dia de sol sem chuva.

Em uma das estimativas feitas por computadores, a região de Bagé, Santa Maria e Porto Alegre podem acumular entre os dias 24/07 e 28/07, valores acima de 100 milímetros.

Foto: Climatempo

Rajadas de vento

Além da chuva, o alerta também é para vento forte na Região Sul, mesmo para as áreas onde não há expectativa de chuva, como é o caso do leste de Santa Catarina e do Paraná. Acompanhe o alerta de chuva e vento forte no Sul.

Foto: Climatempo
Foto: André C. - Porto Alegre - RS

Próximos dias

Na quinta-feira, a frente fria começa a se afastar, mas a circulação dos ventos vai manter as áreas de instabilidades sobre a maioria das áreas do Sul do país. As nuvens carregadas se espalham sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de chuva moderada a forte em todo o estado gaúcho, em Santa Catarina e em Foz do Iguaçu.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade