PUBLICIDADE

Climatempo

2020 deve ficar entre os três anos mais quentes registrados

Eventos climáticos extremos se somam a impactos da covid-19. Ano 2020 caminha para ficar entre os mais quentes desde o início dos registros

3 dez 2020 - 00h23
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A mudança climática continuou sua marcha incessante em 2020, que está a caminho de se tornar um dos três anos mais quentes de que se tem registro. 2011-2020 será a década mais quente da história, com os seis anos mais quentes desde 2015, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO).

Termômetro de rua marca 37ºC na avenida Paulista, em São Paulo, em 1 de outubro de 2020. Com temperatura máxima de 37,1 ºC registrada na estação do Mirante de Santana, na zona norte, nesta tarde, a capital paulista manteve registro de dia mais quente do ano, mesma temperatura registrada no dia anterior. O patamar permanece como segundo maior marca da história, desde o início das medições oficiais feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943. O recorde de calor na cidade continua sendo os 37,8 ºC registrados em 17 de outubro de 2014.
Termômetro de rua marca 37ºC na avenida Paulista, em São Paulo, em 1 de outubro de 2020. Com temperatura máxima de 37,1 ºC registrada na estação do Mirante de Santana, na zona norte, nesta tarde, a capital paulista manteve registro de dia mais quente do ano, mesma temperatura registrada no dia anterior. O patamar permanece como segundo maior marca da história, desde o início das medições oficiais feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943. O recorde de calor na cidade continua sendo os 37,8 ºC registrados em 17 de outubro de 2014.
Foto: ADELEKE ANTHONY FOTE/THENEWS2 / Estadão Conteúdo

O calor oceânico está em níveis recordes, e mais de 80% do oceano global sofreu uma onda de calor marinho em algum momento em 2020, com repercussões generalizadas nos ecossistemas marinhos já sofrendo de águas mais ácidas devido à absorção de dióxido de carbono (CO2), de acordo com o relatório provisório da WMO sobre o Estado do Clima Global em 2020.

O relatório , que se baseia em contribuições de dezenas de organizações e especialistas internacionais, mostra como eventos de alto impacto, incluindo calor extremo, incêndios e enchentes, bem como a temporada recorde de furacões do Atlântico, afetaram milhões de pessoas, agravando as ameaças à saúde humana e à segurança e a estabilidade econômica colocada pela pandemia da COVID-19.

Apesar das quarentenas em decorrência da COVID-19, as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa continuaram a aumentar , comprometendo o planeta a um aquecimento ainda maior por muitas gerações por causa da longa vida útil do CO2 na atmosfera, de acordo com o relatório.

Foto: Climatempo

Evolução da temperatura media global de a partir de 1850 (Fonte: Met Office)

"A temperatura média global em 2020 deverá estar cerca de 1,2°C acima do nível pré-industrial (1850-1900)", disse o Secretário Geral da WMO, Prof. Petteri Taalas. "Há pelo menos uma chance em cinco de exceder temporariamente 1,5 °C até 2024".

"Este ano é o quinto aniversário do Acordo de Paris sobre Mudança Climática. Saudamos todos os compromissos recentes dos governos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa porque atualmente não estamos no caminho certo e são necessários mais esforços", lamenta Taalas.

"Os anos quentes recorde geralmente coincidiram com um forte evento El Niño, como foi o caso em 2016. Estamos vivendo agora um La Niña, que tem um efeito de resfriamento sobre as temperaturas globais, mas não tem sido suficiente para frear o calor deste ano. Apesar das condições atuais do La Niña, este ano já mostrou um calor quase recorde comparável ao recorde anterior de 2016", continua o professor Taalas.

"2020 tem sido, infelizmente, mais um ano extraordinário para o nosso clima. Vimos novas temperaturas extremas em terra, no mar e especialmente no Ártico". Os incêndios consumiram vastas áreas na Austrália, Sibéria, Costa Oeste dos EUA e América do Sul, enviando plumas de fumaça circunavegando o globo. Vimos um número recorde de furacões no Atlântico, incluindo furacões de categoria 4 sem precedentes na América Central, em novembro. As inundações em partes da África e do sudeste asiático levaram ao deslocamento maciço da população e minaram a segurança alimentar de milhões de pessoas", disse ele.

O relatório provisório sobre o estado do clima global em 2020 se baseia em dados de temperatura de janeiro a outubro. O relatório final de 2020 será publicado em março de 2021. Ele incorpora informações dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais, centros climáticos regionais e globais e parceiros das Nações Unidas, incluindo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-IOC), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Programa Mundial de Alimentação (PMA).

 

 

Crise do clima e pandemia

Cerca de 10 milhões de deslocamentos populacionais foram registrados durante o primeiro semestre de 2020, concentrados principalmente no Sul e Sudeste da Ásia e no Centro da África, em grande parte devido a riscos hidrometeorológicos e desastres.

A pandemia da COVID-19 acrescentou uma dimensão adicional às preocupações com a mobilidade humana e também aos riscos de operações de evacuação e recuperação em eventos meteorológicos extremos.

Nas Filipinas, por exemplo, embora mais de 180 mil pessoas tenham sido evacuadas preventivamente antes do ciclone tropical Vongfong (Ambo) em meados de maio, a necessidade de medidas de distanciamento social significou que os residentes não puderam ser transportados em grande número e os centros de evacuação só puderam ser utilizados com metade da capacidade.

Após décadas de declínio, o recente aumento da insegurança alimentar desde 2014 é impulsionado por conflitos e desaceleração econômica, assim como pela variabilidade climática e por eventos climáticos extremos. Quase 690 milhões de pessoas, ou 9% da população mundial, estavam subnutridas e cerca de 750 milhões experimentaram níveis graves de insegurança alimentar em 2019, de acordo com os últimos dados da FAO. O número de pessoas classificadas em situação de crise, emergência e fome aumentou para quase 135 milhões de pessoas em 55 países.

Segundo a FAO e o Programa Mundial de Alimentação, mais de 50 milhões de pessoas foram atingidas duas vezes: por desastres relacionados ao clima (enchentes, secas e tempestades) e pela pandemia da COVID-19 em 2020. Os países da América Central estão sofrendo o triplo impacto dos furacões Eta e Iota, COVID-19 e crises humanitárias pré-existentes. O Governo de Honduras estimou que 53 mil hectares de terras cultivadas foram destruídos, principalmente arroz, feijão e cana-de-açúcar.

Os efeitos ambientais negativos incluem impactos em terras como secas, incêndios em áreas de floresta e turfeiras, degradação da terra, tempestades de areia e poeira, desertificação e poluição do ar, com implicações de longo alcance para a natureza e a vida selvagem. Os impactos nos sistemas marinhos incluem elevação do nível do mar, acidificação oceânica, níveis reduzidos de oxigênio oceânico, decadência dos manguezais e branqueamento de corais.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a atual recessão global causada pela pandemia COVID-19 torna desafiadora a promulgação das políticas necessárias para a mitigação, mas também apresenta oportunidades para colocar a economia em um caminho mais verde a fim de impulsionar o investimento em infra-estrutura pública verde e resistente, apoiando assim o PIB e o emprego durante a fase de recuperação.

por Instituto Climainfo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade