PUBLICIDADE

2019  começa quente e úmido no Brasil

Áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do país iniciam o novo ano com alertas para temporais

31 dez 2018 - 21h44
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2019 começa com as características típicas de janeiro: calor e muita umidade pelo Brasil. Não tem previsão de chegada de nenhuma frente fria para o primeiro dia do novo ano, mas com a grande disponibilidade de ar quente e úmido, muitas nuvens carregadas crescem pelo país.

O primeiro dia de 2019 tem sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por quase todo o Brasil. Não deve chover em Roraima, no sul de São Paulo e nem no leste dos estados da Região Sul. As capitais e o litoral do Sul do Brasil e também Boa Vista, a capital de Roraima, passam o dia 1 de janeiro com muito sol e calor.

Mas 2019 começa com alerta para temporais para áreas como a Grande Belo Horizonte, o centro-oeste, Zona da Mata, o Sul de Minas, a região serrana do Rio de Janeiro e a divisa de Minas com o Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Tocantins e o centro-sul do Pará.

O sol e o tempo seco vão predominar no primeiro dia de 2019 no Vale do Jequitinhonha, que teve dias de muita chuva no fim de dezembro de 2018, em Salvador e por quase toda a Bahia, em Sergipe e pelo sertão do Nordeste.

Foto: Climatempo

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

Calor

Todo o Brasil fica quente no primeiro dia de 2019. Porto Alegre e Rio de Janeiro deve ser as capitais mais quentes do país, com previsão temperaturas acima dos 35°C durante a tarde.

Áreas do sertão do Nordeste e também do interior da Região Sul vão ficar entre os locais mais calorentos, com temperaturas entre 35°C e quase 40°C.

Primeira frente fria de 2019

A primeira frente fria de 2019 avança rapidamente pela costa da Região Sul entre os dias 3 e 4 de janeiro e chega ao litoral de São Paulo durante a sexta-feira, 4. Por causa desta frente fria, o risco de chuva forte aumenta no Sul do Brasil durante a quinta-feira. Na sexta-feira, as condições para fortes pancadas de chuva também aumentam em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Primeiro fim de semana

No primeiro fim de semana de 2019, 5 e 6 de janeiro, a passagem desta frente fria pelo litoral sul do Rio de Janeiro vai estimular o aumento da chuva sobre este estado e também em áreas do centro-sul de Minas Gerais. Mas esta frente fria deve se afastar do Brasil em seguida e não chega ao Espírito Santo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade