PUBLICIDADE

Climatempo

2018 termina muito quente no Sul do Brasil

Saiba como vai ficar o tempo na vidada para o ano novo. 2019 também vai começar com temperaturas muito altas.

30 dez 2018 - 18h38
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O dezembro que começou com geada e frio de congelar roupa ao relento termina fervendo na Região Sul. A tarde do último domingo de 2018, dia 30 de dezembro, foi a segunda mais quente do ano em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,6°C na leitura convencional. O recorde atual de calor para 2018 na capital gaúcha é de 37,9°C no dia 11 de dezembro. Mas Campo Bom, na Grande Porto Alegre, teve temperatura de 39,1°C às 18 horas, a maior na Região Sul e  ficou entre as 5 mais elevadas do Brasil no dia 30 de dezembro.

Outro exemplo de quentura no Sul do Brasil foi a madrugada quente em Florianópolis. A temperatura mínima foi de 24,6°C e ficou entre as cinco mais altas do ano. A maior temperatura em Santa Catarina no dia 30 de dezembro foi de 35,2°C em Urussanga. A maior no Paraná foi de 33,5°C em em Morretes.

2018 fecha muito quente

O ano de 2018 se despede com muito calor em toda a Região Sul do Brasil. A intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região reduz as condições para formação de áreas de instabilidade no interior dos estados e afasta uma frente fria do litoral do Rio Grande do Sul. A passagem desta frente fria não teve força para diminuir o calor e nem fechar o tempo. Seu ar polar é desviado para o mar e não entra no Sul do Brasil.

Todas as áreas da Região do Sul do Brasil terão muitas horas com sol forte e calorão no dia 31 de dezembro de 2018. Temperaturas acima dos 35°C devem ser registradas nos três estados. A última tarde de 2018 é candidata a ser uma das mais quentes do ano em Porto Alegre.

É justamente por causa do calor intenso que não dá para descartar a ocorrência de algumas pancadas de chuva no Sul do Brasil. A previsão é de que estas pancadas ocorram em parte da tarde e da noite desta segunda-feira, 31 de dezembro, mas apenas em alguns locais do centro e do oeste dos estados e no norte do Paraná. Pode até chover com moderada a forte intensidade em pequenas áreas, mas a chuva será de curta duração. Não deve chover no litoral e nem nas capitais.

Virada para 2019

A maioria das áreas da Região Sul, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba e todo o litoral deve passar a virada para 2010 com tempo firme, sem previsão de chuva. O maior risco de alguma chuva é no centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná.

O ano de 2019 começa muito quente no Sul do Brasil. A temperatura máxima prevista para o segundo dia do ano em Porto Alegre é forte candidata a ser a mais alta de 2019.

Foto: Climatempo

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade