PUBLICIDADE

Verão 40ºC: descubra como é feita a previsão do tempo

8 jan 2014 - 07h23
(atualizado em 25/2/2014 às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o calorão que vem fazendo nos últimos dias, a tradicional previsão do tempo tem sido acompanhada ainda mais de perto pelos apreciadores das altas temperaturas. Afinal, ela dá uma importante noção sobre como ficará o céu durante a semana, ajudando muita gente a se preparar para curtir as praias e se proteger das chuvas típicas da estação.  

Feito com o auxílio da tecnologia, o trabalho que prevê as variáveis do clima é realizado por meio de um trabalho de parceria com os centros meteorológicos do mundo inteiro, responsáveis por reunir uma gigantesca quantidade de dados e produzirem um modelo computadorizado que representa a temperatura, os ventos, a pressão atmosférica e a umidade do ar em cada ponto do globo terrestre, servindo de base para as previsões feitas em cada país.

“Na Somar (empresa de meteorologia do Brasil), são utilizados hipercomputadores que recebem dados de aparelhos meteorológicos de todo o mundo, capazes de mostrar a situação da atmosfera num determinado momento. Geralmente, usamos como base os dados colhidos ao redor da Terra ao meio-dia”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, de São Paulo.  

As informações colhidas neste horário são enviadas para uma central nos Estados Unidos. Lá, são realizados milhares de cálculos matemáticos que dão origem a uma simulação climática, na qual é possível identificar as principais possibilidades relacionadas às condições do tempo para os próximos dias.

“Depois disso, nossos profissionais analisam o material enviado por eles e transformam as informações, geralmente muito técnicas, em uma linguagem de fácil compreensão que atinge a todos de forma clara e eficaz”, esclarece o especialista.  

Graças ao trabalho desenvolvido e à tecnologia disponível atualmente no Brasil e no  planeta como um todo, é possível fazer previsões que contemplam de seis até doze meses. “Os clientes que pedem uma previsão em longo prazo são aqueles impactados diretamente pelas mudanças climáticas, como os donos de grandes plantações, por exemplo, que precisam saber as condições do tempo para determinar as providências que devem ser tomadas para favorecer a sua produção”, informa Celso. 

Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade