PUBLICIDADE

Vacina da AstraZeneca é eficaz contra variante Delta da Covid

Dados também foram positivos no caso do imunizante da Pfizer

15 jun 2021 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários

A vacina anti-Covid Vaxzevria, criada pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, é eficaz contra a variante Delta da Covid-19 e conseguiu reduzir em 92% a hospitalização de pessoas sintomáticas após as duas doses do imunizante, informou a farmacêutica nesta terça-feira (15).

Bons resultados também foram detectados com a vacina da Pfizer
Bons resultados também foram detectados com a vacina da Pfizer
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O estudo tem como base os dados da agência de saúde pública do Reino Unido (PHE) com os cidadãos vacinados no país. Além disso, houve uma redução de 86% na hospitalização de pessoas que contraíram a variante Alpha. Em ambos os casos, não houve mortes nos dois casos.

Os dados mostraram, porém, uma perda de eficácia em evitar os casos mais leves da Covid-19, sendo de 74% no caso da mutação Alpha, detectada primeiramente no Reino Unido, e de 64% na Delta, inicialmente registrada na Índia.

A pesquisa do PHE também mostrou a eficácia da vacina Cominarty, desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, contra a variante Delta. Segundo os dados, após as duas doses, houve uma queda de 96% da hospitalização de pacientes sintomáticos.

A análise incluiu dados de 14.019 casos confirmados da variante Delta, dos quais 166 foram internados em hospitais, entre 12 de abril e 4 de maio.

"Essa prova do mundo real mostra que a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca fornece um alto nível de proteção contra a variante Delta, que é atualmente uma área de crítica preocupação dada a sua rápida transmissão. Os dados mostram que a vacina continuará a ter um impacto significativo em todo o mundo, dado que continua a representar a grande maioria das entregas para a Índia e à iniciativa Covax", ressaltou o vice-presidente-executivo da BioPharmaceuticals R&D, Mene Pangalos.

Os temores em relação com a variante Delta fizeram com que o governo britânico adiasse a flexibilização total das regras sanitárias anti-Covid de 21 de junho para 19 de julho. Isso porque estudos nacionais mostraram que a mutação pode ser até 60% mais transmissível do que a cepa original do Sars-CoV-2.

Mesmo com a vacinação em um momento avançado, os números de casos continuam a apresentar uma elevação constante. O governo atribui o fato à predominância da variante sobre a cepa Alpha. A boa notícia é que as mortes não estão subindo da mesma maneira. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade