0

Turca é a primeira mulher a passar por transplante de útero e engravidar

Antes do transplante, os médicos extraíram e congelaram óvulos da paciente

12 abr 2013
10h04
atualizado às 11h04
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma mulher turca de 23 anos se tornou a primeira receptora de uma transplante de útero a ficar grávida, segundo anunciou nesta sexta-feira a emissora CNNTürk.

Imagem de 2011 mostra Derya Sert, a primeira mulher a receber um transplante de útero de uma doadora morta
Imagem de 2011 mostra Derya Sert, a primeira mulher a receber um transplante de útero de uma doadora morta
Foto: AFP

Uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade de Akdeniz, na cidade de Antalya, liderada pelo doutor Ömer Özkan, conseguiu implantar um embrião no útero que foi transplantado à paciente em agosto de 2011.

De acordo com informações do Hospital Universitário, a implantação foi realizada há duas semanas e agora foi possível constatar que a gravidez segue normal.

Derya Sert foi a primeira mulher a receber um transplante de útero de uma doadora morta, que perdeu a vida em um acidente de trânsito. Antes do transplante, os médicos extraíram e congelaram óvulos da paciente, com a previsão de serem implantados após a operação.

Poucas mulheres no mundo se submeteram a um transplante de útero e tiveram sucesso, mas até o momento nenhuma delas tinha ficado grávida, por isso que a gestação de Derya será seguida com enorme atenção por médicos de diversos países.

 

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade