PUBLICIDADE

Trump decide retirar EUA do Acordo do Clima de Paris, aponta imprensa

31 mai 2017 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou a decisão de retirar seu país do Acordo climático de Paris e avalia agora com sua equipe como executar a saída, segundo anteciparam nesta quarta-feira o site de notícias "Axios" e a rede "Fox".

Os dois veículos de imprensa, que citam fontes anônimas conhecedoras da decisão de Trump, não detalharam quando o presidente prevê fazer um anúncio a respeito.

No fim de semana, enquanto participava da cúpula de líderes do G7 na cidade italiana de Taormina (Sicília), Trump antecipou através da sua conta do Twitter que tomaria a "decisão final" sobre o assunto nesta semana.

Durante sua campanha eleitoral, Trump criticou duramente o Acordo de Paris e questionou a mudança climática, um fenômeno que chegou a qualificar de "invenção" dos chineses, e já como presidente decidiu iniciar um processo para revisar se aos EUA interessa continuar fazendo parte do pacto.

Segundo a Casa Branca, Trump queria escutar os parceiros do G7, o grupo das sete democracias mais industrializadas do mundo, antes de tomar uma decisão a respeito.

Apesar da pressão exercida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã, Angela Merkel, a declaração final da cúpula do G7 reconheceu que os Estados Unidos "não estão em posição de alcançar um consenso" sobre a luta contra a mudança climática.

Os membros do G7, com exceção dos EUA, reiteraram nessa declaração o compromisso de implementar "rapidamente" o Acordo de Paris.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade