PUBLICIDADE

"Trump acredita que clima está mudando", afirma embaixadora dos EUA na ONU

3 jun 2017 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Donald Trump "acredita que o clima está mudando" e, apesar da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, o governo que dirige será "responsável" a respeito da mudança climática, segundo afirmou neste sábado a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, em entrevista à emissora "CNN".

Na entrevista, que será transmitida na íntegra neste domingo, Haley disse que o presidente "acredita que o clima está mudando e que os agentes contaminantes são parte da equação", razão pela qual a retirada do acordo "não significa" que o governo "não vá preocupar-se com o meio ambiente".

"Temos um presidente que vai cuidar do meio ambiente, é o que fazemos e quem somos, vamos continuar sendo líderes", assegurou Haley, que disse ainda que os EUA atuarão "sob as suas condições" e não as de outros países.

Para a diplomata, a decisão tomada nesta quinta-feira por Trump encontra justificativa nos regulamentos "muitos onerosos" do tratado e que representavam uma "desvantagem" para as empresas americanas, na mesma linha expressada pelo presidente.

"As medidas foram estabelecidas por (Barack) Obama e não foram aprovadas no Senado, porque não poderiam ter sido alcançadas", criticou.

Entre os compromissos climáticos do Acordo de Paris, assinado por mais de 190 países de todo o mundo, o ex-presidente propôs reduzir até 2025 as emissões de gases de efeito estufa em entre 26% e 28% em relação aos níveis de 2005.

"Eu já sabia como governadora. Os trabalhos não eram alcançáveis enquanto vivêssemos sob essas regulamentações. Não era possível conseguir as metas que nos propúnhamos", explicou.

Perguntada por um tweet de Trump em que considerava a mudança climática um "boato" criado pela China para entorpecer a competitividade da indústria americana, Haley se limitou a insistir que o presidente é consciente do que ocorre e que será "responsável".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade