PUBLICIDADE

Tremores em supervulcão na Itália deixam cientistas em alerta

17 out 2017 - 05h01
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Região onde estão localizados os Campos Flégreos é uma "bomba-relógio", dizem pesquisadores. Veja os outros destaques desta edição do Futurando.Os moradores próximos aos chamados Campos Flégreos, na Itália, convivem com a possibilidade de que uma caldeira vulcânica gigante entre numa fase crítica. Ainda não se sabe exatamente quando. A última vez que isso aconteceu foi há 500 anos. Mas de uns tempos para cá tremores de terra têm sido detectados com frequência e o solo se ergueu em alguns lugares. Os moradores não parecem preocupados. A reportagem completa você acompanha neste Futurando.

Observações científicas apontaram o risco de erupção do vulcão Solfatara, nos Campos Flégreos, na Itália. Foi identificado um aumento nos níveis de monóxido de carbono liberado pelas fumarolas, as gretas no chão de onde sai o vapor armazenado no interior da montanha. Isso indica que o magma está ativo. O Futurando explica o que está acontecendo no local.

Vamos falar ainda sobre novas possibilidades de aplicação do fio da seda, a delicada e cara matéria-prima da indústria têxtil. Um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos quer usar a substância fabricada pelo bicho-da-seda na medicina e até na mocrioeletrônica.

Também no mundo animal, o Futurando apresenta uma reportagem sobre os danos causados por aditivos agrícolas às populações de borboletas e outros insetos. Muitos estão morrendo pelo uso excessivo principalmente de pesticidas nas monoculturas. Algumas espécies já até desapareceram.

O Futurando acompanhou um espetáculo no céu noturno de Colônia, na Alemanha. Um show de vagalumes, bichos que têm luz própria. As imagens e curiosidades sobre esse inseto você vê no programa. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade