PUBLICIDADE

Terra atinge Dia da Sobrecarga quase 1 mês antes do previsto

Humanidade consumiu os recursos que planeta é capaz de renovar

29 jul 2021 - 12h19
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Com quase um mês antes do previsto, a Terra chegou ao seu 'Dia de Sobrecarga' neste 29 de julho. Ou seja, a humanidade consumiu todos os recursos que o planeta é capaz de renovar em um ano e tudo a partir de agora já está acima do que a Terra consegue entregar sem danos.

Desmatamento na Amazônia é apontado como um dos fatores do adiantamento do Dia da Sobrecarga
Desmatamento na Amazônia é apontado como um dos fatores do adiantamento do Dia da Sobrecarga
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O 'Earth Overshoot Day' voltou a acelerar já que, no ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, a data foi registrada em 22 de agosto. Para comparação, em 1970, a humanidade atingiu o 'Dia da Sobrecarga' apenas em 29 de dezembro; em 2000, no início de outubro. Desde então, o consumo dos recursos naturais foram acelerados.

A data ainda é mais simbólica neste ano porque ocorre a 100 dias da COP26, o evento internacional que debaterá as mudanças climáticas e mudanças nas metas sobre o tema e que é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião mundial ocorre em Glasgow entre 31 de outubro e 12 de novembro.

Segundo o Banco Mundial, hoje os humanos usam recursos equivalentes a 1,7 planeta Terra e, se a aceleração continuar nesse ritmo, precisaremos de três planetas em 2050.

Entre os índices que mais agravam a situação é o aumento da chamada pegada de carbono (a quantidade de carbono emitida por combustíveis fósseis) e a diminuição da biocapacidade florestal no mundo (a habilidade da natureza se regenerar e absorver os resíduos produzidos pelos humanos).

De acordo com dados da WWF, houve uma alta de 6,6% na pegada de carbono e uma queda de 0,5% na biocapacidade florestal.

Tanto a WWF como a ONG Global Footprint Network destacam que um dos fatores que contribuiu para o adiantamento da data foi o desmatamento registrado na Amazônia - que vem batendo recordes em 2021. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade