PUBLICIDADE

Telescópio Hubble flagra choque entre galáxias

Galáxias localizadas a 25 milhões de anos-luz da Terra colidiram, o que gerou a criação de estrelas e planetas. Análise ajuda a entender a evolução do universo

17 mai 2019 - 00h22
Compartilhar
Exibir comentários

O telescópio Hubble, da agência espacial americana Nasa, flagrou um choque entre galáxias, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, 16, pelo órgão. O encontro envolveu as galáxias NGC 4485 e a NGC 4490, localizadas a 25 milhões de anos-luz da Terra.

O comunicado oficial brincou com a situação: "a galáxia NGC 4485 está mostrando todos os sinais de ter se envolvido em um acidente 'hit and run' (expressão para colisões entre veículos em que o causador do choque não para para prestar assistência). Ao invés de destruição, o encontro está criando uma nova geração de estrelas, e talvez planetas".

Antes do choque, a galáxia NGC 4485 mostrava sinais de desenvolvimento regular. Agora, apenas um dos lados se manteve intacto, enquanto o outro agora abriga uma profusão de estrelas azuis e nebulosas rosadas. As duas galáxias trocaram de lado há milhões de anos e agora mantêm uma distância de 24 mil anos-luz.

A Nasa explica que esse tipo de colisão era mais comum há bilhões de anos, quando o universo era menor e as galáxias estavam mais próximas. A imagem, acrescenta a agência, ajuda a entender a complexidade da evolução das galáxias.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade