PUBLICIDADE

Zoológico de São Paulo abre as portas para passeios ao por do sol

Na primeira edição do evento batizado de Sunset Zoo Party, o Zoológico terá um passeio monitorado com biólogos, um espetáculo no teatro ao ar livre e uma festa

24 nov 2018 - 03h11
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - O? mês de dezembro já vai começar com cara de verão no Zoológico de São Paulo, na zona sul da cidade. O por do sol no dia 1º de dezembro, que cai em um sábado, terá eventos a céu aberto em um dos locais remanescentes de Mata Atlântica na capital paulista, que reproduz o habitat natural de animais. Na primeira edição do evento batizado de Sunset Zoo Party, o Zoológico terá um passeio monitorado com biólogos, um espetáculo no teatro ao ar livre e uma festa com a presença do chef mirim Eduardo Prado, ex-Masterchef Júnior.

Com atividades que serão aulas práticas de história e biologia, com diversão e arte, a proposta ?é abrir o Zoológico após o por do sol para mostrar? ?"um zoo que você nunca viu", ?mote do evento, que será voltado para a família. ?Com cerca de 3 mil animais, o Zoológico de São Paulo é considerado um dos maiores da América Latina e lança o evento como parte da comemoração dos 60 anos do espaço.

??A? primeira parte da Sunset Zoo Party será uma trilha de aproximadamente ?dois quilômetros para conhecer animais como lontras, hipopótamos e jacarés. O ?local ?ocupa uma área de aproximadamente 900 mil metros quadrados em uma Unidade de Conservação, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). O ?Zoológico? é um dos importantes fragmentos da Mata Atlântica da cidade.? ?Comandado por biólogos ?e educadores ?do ?local?, o?s participantes? v?ão? fazer um passeio na história. Isso porque às margens desse rio foi declarada a Independência do Brasil. Ali, o hino brasileiro será reproduzido de forma mais "natural", com sons e imagens da natureza.

Na trilha, o parque vai mostrar os cuidados com a água, como o funcionamento de suas estações de tratamento. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo opera desde 2007 a Estação de Tratamento de Efluentes e a Estação de Tratamento de Água (ETA) - esta última produz água de reuso para as atividades de limpeza, do manejo de animais e do abastecimento de bacias sanitárias. Também funciona no local uma unidade de produção de composto orgânico para produção própria de hortaliças, forrageiras e outros alimentos para os animais.

Dois quilômetros depois, a caminhada desemboca na Arena Cultural - um teatro ao ar livre - com o espetáculo Bichos do Brasil. A Companhia Pia Fraus traz aos participantes um espetáculo que destaca, na música e na coreografia, a riqueza da natureza brasileira. Com uso de instrumentos naturais como cabaças, bonecos fazem um show de cores e luzes.

Em seguida, o evento se encerrará em uma festa, que ficará por conta do DJ Rodrigo Bento, residente do coletivo Pilantragi, com set voltado para a música brasileira: do samba ao groove, do regionalismo ao rock. O evento será no Espaço Dom Pedro, uma área de arquitetura histórica em meio à Mata Atlântica. Além do DJ, o local terá atividades culturais como a exposição de painéis da série Bichos do Brasil, da artista plástica Walkiria Barone, e um food park com a presença de Eduardo Prado, o chef mirim.

Ainda não foi definida uma data para a próxima Sunset Zoo Party. Segundo a Divisão de Educação e Difusão do Zoológico, o evento do próximo dia 1º será o termômetro para avaliar se haverá demanda por outras edições. Na próxima semana, o Zoológico divulgará a programação tradicional de férias, que não possui relação com a festa do dia 1º.

A Sunset Zoo Party foi idealizado pelo Circuito Rios e Ruas, um projeto que propõe passeios para a retomada da paisagem por onde correm os rios da cidade. O Circuito nasceu durante a crise hídrica de São Paulo, em 2014, quando a cidade teve problemas de abastecimento. O ingresso da Sunset Zoo Party custa a partir de R$ 72 para crianças e R$ 129 para adultos. O estacionamento e a alimentação não estão incluídos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade