PUBLICIDADE

SP: vazamento de óleo atinge praias no litoral norte; remoção deve levar dias

Ao todo, 27 embarcações e cerca de 300 pessoas foram mobilizadas para trabalhar na remoção

6 abr 2013 - 16h50
(atualizado em 7/4/2013 às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã deste sábado
Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã deste sábado
Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

Um vazamento de óleo que atingiu São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na sexta-feira, se espalhou para diversas praias da região. Por volta das 17h50, foi detectado combustível marítimo vazando de uma válvula na tubulação que abastecia um navio no píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar). O incidente já foi controlado, e um processo de limpeza está sendo realizado no entorno do píer desde ontem. As causas do incidente ainda estão sendo apuradas, assim como os danos ambientais.

Equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estão desde a manhã deste sábado colocando barreiras de absorção para remover o óleo em uma operação de emergência. O trabalho de remoção do combustível marítimo conta ainda com navios que trabalham para retirar o óleo do mar. A operação deve demorar alguns dias, de acordo com a assessoria de imprensa da Cetesb. A mancha de óleo, em vários fragmentos, encontrava-se, no final da tarde deste sábado, na saída do Canal de São Sebastião, movimentando-se na direção norte. 

"Equipes de contingência foram acionadas e, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto", informou a estatal Transpetro, subsidiária da Petrobras, por meio de nota. No píer onde ocorreu o vazamento ficam atracados navios fretados pela Petrobras, segundo a Cetesb.

O óleo se desprendeu da área atingida e alcançou as praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Portal da Olaria, em São Sebastião. Nesses locais, os trabalhos de limpeza já foram concluídos. Durante a tarde, a mancha atingiu a Praia das Cigarras. A Transpetro informa que disponibilizou todos os recursos necessários para remover o produto. Foram mobilizadas 27 embarcações e cerca de 300 pessoas para o trabalho.

Na manhã deste sábado, os profissionais mobilizados pela Transpetro continuam trabalhando para retirar o óleo. O órgão ambiental foi comunicado e os técnicos acompanham os trabalhos de limpeza. Equipes de contingência permanecerão no local para recolhimento de eventuais resíduos trazidos pela maré.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade