PUBLICIDADE

Sem público, intervenções artísticas no Minhocão marcam encerramento da Virada Sustentável

Projeções de mensagens na parte superior das paredes externas de vários prédios da cidade também ganham destaque neste fim de semana

17 out 2020 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO — O encerramento da 10º Virada Sustentável contará com intervenções artísticas em diversos pontos da capital paulista neste final de semana. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento, que costuma ter atrações que podem ser acompanhadas de forma presencial, também precisou ser reformulado para evitar aglomerações. Organizadores promoveram ao longo da Virada debates online para abordar o tema da sustentabilidade e fizeram instalações de obras de arte que foram espalhadas pela capital paulista, e que podem ser vistas também pelas redes sociais.

Neste final de semana, o Minhocão vai receber intervenções artísticas, caminhadas circenses e projeções de mensagens na parte externa de prédios dos arredores. Apresentada neste sábado, 16, e domingo, 17, a intervenção urbana do artista Felipe Morozini (Eu era outra Selva) tem como objetivo motivar a reflexão sobre o momento atual das florestas e o que deixaremos de legado para a próxima geração. Segundo ele, a obra trará "um momento para a cidade experimentar a sensação de estar submersa em uma área da Mata Atlântica."

"A obra foi pensada no início do ano, antes da pandemia e de florestas brasileiras serem atingidas por fogo, mas a mensagem que gostaria de passar é sobre as possibilidades que existem nos lugares que a gente ressignifica, como o Minhocão. Moro em frente há 20 anos e é onde sempre faço meus trabalhos artísticos. Minha obra já procurava chamar a atenção para o desmatamento e extinção dos animais, mas agora ficou mais potente, sendo mais necessário falar sobre isso", conta Morozini.

Por causa da pandemia, o Minhocão não estará aberto ao público, mas as obras podem ser vistas nas redes sociais e também por quem vive na região."Moradores do entorno que abrirem a janela vão se deparar com uma floresta, representada por guarda-sóis estampados com florestas e animais infláveis gigantes como mico-leão e lobo-guará, projeções e sons de florestas, transformaremos de maneira lúdica toda a região", diz o artista.

Ainda como parte do trabalho do artista na Virada Sustentável, entre os guarda-sóis há um grande espaço vazio com projeção de mensagem. "Isso foi feito para dar a noção do desmatamento, que está tão em pauta no momento. O objetivo da intervenção é trazer uma frase para reflexão", afirma Débora Ribeiro, coordenadora da equipe de curadoria e programação da décima edição do evento, que também contará com obras de arte sonoras, como o trabalho do artista Dudu Tsuda. "A proposta da intervenção sonora é levar os sons da floresta para o meio urbano de forma mais inusitada", diz Débora Ribeiro.

As instalações da Ocupação Minhocão começam a ser apresentadas neste sábado a partir das 10h. Poderão ser vistas pelo público no site do evento (www.viradasustentavel.org.br) e pelo perfil @viradasustentavel do Instagram ao longo do fim de semana.

No domingo, a partir das 11 horas, também está programada a Mostra de Circo - Caminhada Verde. Mulheres em pernas de pau vestidas de árvores com figurino de material reciclável farão uma caminhada nas vias públicas embaixo do Minhocão. A ação vai propor uma reflexão sobre o lixo que se descarta diariamente e o impacto no meio ambiente.

Entre 19h e 22h de sábado e domingo, o projeto Juntes Recriamos o Futuro, que abriu a Virada Sustentável, marca o encerramento do evento deste ano com projeções de mensagens na parte superior das paredes externas de vários prédios da cidade pelo coletivo Projetemos.

Locais das projeções

  • 1. Vila Madalena - Rua Medeiros de Albuquerque, 431
  • 2. Santa Cecília - Rua Helvetia, 980
  • 3. Consolação - Rua Caio Prado, 30
  • 4. Vila Deodoro - Rua Santa Flora, s/n
  • 5. Perdizes - Avenida João Ramalho, 1.494
  • 6. Planalto Paulista - Alameda dos Tacaúnas, 547
  • 7. Vila Mariana - Esquina da Rua Cubatão, 38, com a Rua Rafael de Barros
  • 8. Barra Funda - Rua Turiassú, 1.036
  • 9. Vila Buarque - Rua Maria Antônia, 77
  • 10. Minhocão - (Elevado Presidente João Goulart)

Veja outras imagens da instalação no Minhocão:

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade