PUBLICIDADE

Sem novas manchas de óleo, Abrolhos é reaberto para visitação

Segundo administração do parque nacional, os vestígios encontrados 'não produziram impacto negativo' na fauna e na flora

8 nov 2019 - 13h10
Compartilhar
Exibir comentários

BELO HORIZONTE - O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto nesta sexta-feira, 8, depois de não ter sido encontrado mais óleo na área de preservação ecológica. A previsão inicial era que a suspensão da visitação seguisse até a próxima quinta-feira, 14. O parque foi fechado no dia 3.

A informação sobre a reabertura da unidade de preservação foi divulgada nesta sexta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente.

Fragmento de óleo foi encontrado na praia norte da Ilha de Santa Bárbara
Fragmento de óleo foi encontrado na praia norte da Ilha de Santa Bárbara
Foto: Marinha do Brasil/Divulgação / Estadão

O chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, afirmou, em comunicado, não ter sido encontrado fragmento de óleo em Abrolhos e que os vestígios do material identificados no dia 2 "não produziram impacto negativo direto" na fauna e na flora da área.

As primeiras manchas de óleo no Nordeste do País foram identificadas em setembro. O número de localidades atingidas chegou a 409, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na última terça-feira, 5, o ICMBio informou que a visitação seria estendida até o dia 14 de novembro por causa de fenômeno chamado de maré de sizígia, "que provoca uma amplitude na variação do nível do mar e mais força na circulação de correntes marinhas". Isso, segundo o instituto, poderia contribuir para o aparecimento de mais manchas.

O ICMBio, no comunicado sobre ampliação do tempo de fechamento, informou que o parque passa todos os dias por monitoramento, que envolve navios da Marinha, drone, mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, pesquisadores e organizações não governamentais (ONGs).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade