PUBLICIDADE

Restrições ao tráfego em Paris devem ser suspensas no fim de semana

9 dez 2016 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

A chegada de uma frente fria que levará chuva e, sobretudo, vento a Paris deve permitir a suspensão das restrições ao trânsito neste fim de semana, que seguem nesta sexta-feira em vigor pelo quarto dia consecutivo, algo inédito na capital.

Charlotte Songeur, engenheiro do órgão de controle da poluição Airparif, explicou em uma entrevista à emissora "France Info" que a partir de amanhã a concentração de micropartículas que motivou a chamada "circulação alterna" se situará abaixo do umbral de ativação.

Songeur indicou que o vento que é esperado a partir do sábado deslocará os poluentes, que se mantiveram estagnados há mais de uma semana na área metropolitana de Paris por um tempo com forte inversão térmica entre o dia e a noite.

O verdadeiro mudança ocorrerá na noite de sábado para domingo, com a chegada de uma frente que deixará chuva e sobretudo mais vento.

O especialista do Airparif reconheceu que a "circulação alterna" (nos dias pares só podem circular os veículos com matrículas pares e ao contrário com os ímpares) desta vez reduziu pouco as emissões porque os primeiros números deixam entrever que não diminuiu o trânsito, ao contrário do conseguido em episódios anteriores.

A esse respeito, lembrou que em março de 2014, quando também foram aplicadas as mesmas restrições, mas só por um dia, foi constatada uma queda do trânsito de 18% que permitiu reduzir as emissões poluentes de micropartículas em 6%.

No entanto, na terça-feira passada (o único dia que foram divulgados dados), o trânsito diminuiu apenas entre 5% e 10%.

É mais, ontem foram registrados 415 quilômetros de congestionamento acumuladas na região de Paris, o que significou 115 quilômetros mais que a média.

Essa situação levou a ministra de Ecologia, Ségolène Royal, a reconhecer que "são indispensáveis regras muito mais firmes", e avançou que fará amanhã anúncios a esse respeito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade