PUBLICIDADE

PA: Ibama embarga área de desmatamento do tamanho de Natal

26 abr 2013 - 10h10
(atualizado às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Operação Onda Verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) já embargou 15,8 mil hectares de desmatamentos ilegais no Pará - o que corresponde a 158 quilômetros quadrados, área equivale a quase o tamanho da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com 170 km². Desde fevereiro, foram aplicados R$ 77,6 milhões em multas, apreendidos 18,1 mil metros cúbicos de madeira (cerca de 730 caminhões cheios), além de quatro caminhões, quatro tratores, oito balsas e cinco empurradores.

Os embargos, aplicados nas cidades de Anapu, Novo Progresso, Santana do Araguaia e Uruará, interromperam o avanço dos desmates em cada área fiscalizada e impedem que os posseiros obtenham a regularização fundiária das terras que reivindicam, de acordo com o Ibama.

"Estas regiões onde o Ibama atua apresentaram alertas de desmatamento significativos, estão liderando o processo de degradação da floresta no Pará e serão penalizadas", explica o superintendente do Ibama no Ibama no Pará, Hugo Américo.

As equipes de fiscalização da Onda Verde, que contam com apoio de helicópteros, homens do Batalhão de Polícia Ambiental e Força Nacional, prosseguem sem interrupção no Pará até o final de 2013. Novas frentes poderão ser montadas em outros municípios, de acordo com os resultados dos alertas de desmatamento.

Dia da Terra 2013: veja imagens incríveis do nosso planeta

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade