PUBLICIDADE

Indústria nuclear japonesa pressiona para reabertura de reatores

13 abr 2015 - 10h12
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A indústria nuclear japonesa prometeu nesta segunda-feira que 2015 será o ano da retomada da atividade dos reatores nucleares no Japão, apesar dos temores da opinião pública japonesa, que persistem quatro anos após o desastre de Fukushima.

"Este ano marca a saída (da política) de energia nuclear zero", disse Takashi Imai, presidente do Fórum da Indústria Atômica no Japão diante de 900 pessoas, entre elas responsáveis da indústria e legisladores internacionais.

"É evidente que as usinas de energia nuclear que tenham passado pelos controles de segurança devem voltar a funcionar o quanto antes", afirmou.

O supervisor da energia atômica no Japão autorizou no ano passado a reabertura de quatro usinas, uma decisão comemorada pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, favorável à energia nuclear.

A pressão da indústria se choca com uma opinião pública japonesa que ainda segue profundamente preocupada pela segurança, mais de quatro anos depois do tsunami que provocou o colapso da central de Fukushima e o vazamento de radiação, que obrigou milhares de pessoas a abandonar seus lares em vários quilômetros.

O governo japonês está preparando sua nova política sobre energia (quanta eletricidade será proveniente de energias renováveis, nuclear e combustíveis fósseis) e finaliza os detalhes para fazer um apelo à redução dos gases de efeito estufa, antes da cúpula global que será realizada em Paris no fim do ano.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade