PUBLICIDADE

EUA começam a instalar painéis solares na Casa Branca

15 ago 2013 - 16h28
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca começou a instalar painéis solares na residência da família presidencial nesta semana, depois que a Administração Obama fez essa solicitação em 2010, informou nesta quinta-feira um funcionário do governo ao jornal The Washington Post.

O presidente Barack Obama tinha prometido em outubro de 2010 colocar painéis solares na Casa Branca como um símbolo de seu compromisso com as energias renováveis.

O funcionário da Casa Branca, que pediu para não ser identificado porque a instalação está em processo, disse que o projeto é "parte de um recondicionamento energético que procura melhorar a eficiência energética global do edifício".

No momento da convocação de 2010, o então secretário de Energia de EUA, Steven Chu, e a conselheira da Casa Branca sobre Qualidade Ambiental, Nancy Sutley, disseram que o governo realizaria um processo de licitação para comprar entre 20 e 50 placas solares.

Os funcionários não identificaram o fornecedor ou o custo do projeto, mas asseguraram que a Casa Branca "começou a instalar painéis solares fabricados nos Estados Unidos", o que ajudará a demonstrar que os edifícios históricos podem incorporar energia solar.

"As melhoras de eficiência energética (da Casa Branca) serão rentabilizadas com a poupança de energia nos próximos oito anos", indicou a fonte ao jornal. A modernização também inclui a instalação de controles de energia novos nos diferentes edifícios e ventiladores de velocidade variável, acrescentou o funcionário.

"Este projeto reflete o forte compromisso do presidente Obama com a liderança dos EUA na energia solar e em criar emprego no país. A implementação de tecnologias de energia solar em todo o país ajudará os Estados Unidos a dirigir a economia mundial nos próximos anos", disse então o secretário de Energia.

Esta não é a primeira vez que painéis solares são colocados no teto da Casa Branca, já que o então presidente Jimmy Carter instalou 32 em 1979, mas o governo de Ronald Reagan os retirou em 1986.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade