PUBLICIDADE

Diretor de entidade rural vai chefiar secretaria nacional de florestas

Segundo o ministro Ricardo Salles, Joaquim Pereira Leite 'tem muita experiência na parte de manejo florestal'

30 mai 2019 - 01h46
(atualizado às 01h58)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vai indicar o diretor e tesoureiro da Sociedade Rural Brasileira Joaquim Pereira Leite para cuidar das florestas do País. A recém-criada Secretaria de Florestas e Desenvolvimento Sustentável da pasta será comandada pelo produtor rural.

Segundo Salles disse ao Estado, Leite "tem muita experiência na parte de manejo florestal", além de "obtenção de recursos para financiamento de atividades de agroextrativistas e créditos de carbono".

Enxugamento

O governo enxugou a estrutura do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), principal órgão federal responsável por cuidar das políticas do setor. A mudança, antecipada pela coluna Direto da Fonte na terça-feira, 28, cortou mais de 70 postos do conselho.

O conselho, que até agora tinha 96 integrantes, englobando membros de ministérios, organizações socioambientais e entidades de classe, foi reduzido a pouco mais de 20 membros. Os postos mantidos centralizam poder nas mãos do ministério e demais ministérios as decisões, como Economia, Infraestrutura e Agricultura. O Ibama segue no Conama, mas órgãos como o Instituto Chico Mendes e Agência Nacional de Águas estão fora, além de organizações socioambientais e trabalhistas.

Segundo o governo, o objetivo das mudanças é "modernizar o órgão". Para Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, contudo, trata-se de um esvaziamento do conselho. "A realidade é que a mudança põe nas mãos do governo um poder enorme. Tirando os membros do governo federal, representantes de governos estaduais e da sociedade civil serão definidos de forma aleatória, por sorteio."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade