PUBLICIDADE

Com uso de dinossauro, ONU faz alerta sobre crise climática

Dinossauro criado por imagens de computador aparece em vídeo para alertar dos riscos de extinção da espécie humana

28 out 2021 - 13h57
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Com uso de dinossauro, ONU faz alerta sobre crise climática
Com uso de dinossauro, ONU faz alerta sobre crise climática
Foto: Reprodução/ONU

Um dinossauro irrompe a sede das Nações Unidas durante a Assembleia Geral e surpreende a todos. Em seguida, pede um minuto da palavra e faz um discurso de alerta para os humanos que estão ali: "Não escolha a extinção. Salve sua espécie antes que seja tarde demais". É com este vídeo, de um minuto, que a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou a campanha "Não Escolha a Extinção" (Don't Choose extinction, em inglês).

A campanha, elaborada pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud), chama a atenção dos riscos da espécie humana ser extinta pela questão climática. E nada melhor que uma espécie extinta para fazer o alerta. "Nós, pelo menos, tivemos um asteroide. Qual é a desculpa de vocês?", diz o dinossauro Frankie, um personagem gerado por computador para a campanha.

Assista ao vídeo da campanha da ONU

Em seguida, o discurso do dinossauro aponta as contradições entre a crise climática e os investimentos anuais dos governos em combustíveis fósseis. De acordo com uma pesquisa lançada pelo Pnud como parte da campanha, US$ 423 bilhões (equivalentes a R$ 2,38 trilhões na cotação atual do dólar) são gastos anualmente no mundo neste tipo de combustível. "É como se estivessem investindo em asteroides que vem na nossa direção", continua o personagem da campanha.

Segundo a ONU, o valor gasto com combustíveis fósseis é equivalente à quantia necessária para fornecer vacinas contra a covid-19 para todas as pessoas do mundo e três vezes mais do que o valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema. Além disso, o investimento neste tipo de combustível acelera a ruína de cidades costeiras, a destruição agrícola e o aumento de doenças causadas por desastres e poluição.

Segundo a ONU, apesar da discussão em torno da questão climática ter ganhado força na última década, cerca de 36% da população mundial ainda acredita que não se trata de uma emergência. A organização traz o alerta de que isso precisa mudar logo, porque as consequências já são perceptíveis. Nos últimos sete anos, o mundo registrou as temperaturas mais altas da história.

A notícia positiva é que poderemos reverter a crise climática se o mundo começar a agir agora, alterando políticas e investimentos. Mas, como Frankie alerta no seu discurso perante os líderes mundiais atônitos, se não lidarmos com isso agora, vai ser tarde demais. Escolheremos a extinção.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade