PUBLICIDADE

A batalha anônima para remover o óleo

Conheça alguns personagens que a reportagem encontrou em Pernambuco na tarefa, sem protagonistas, de limpar as praias nordestinas

27 out 2019 - 05h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pernambuco - Pesquisadores, moradores, voluntários, agentes públicos, uma série de comunidades distintas está envolvida na retirada de óleo das praias do nordeste brasileiro. Com menor ou maior participação, todas trabalham com certo sentido de urgência e emoções.

O agente de limpeza Isaac, por exemplo, foi mandado às pressas para trabalhar na retirada do óleo. Ele não ficou insatisfeito, pelo contrário, se emocionou. O pesquisador Paulo foi em busca de amostras para estudar os efeitos do derramamento no tema que pesquisa: os peixes. Já o pedreiro Alisson saiu do trabalho para ajudar a comunidade em que vive, exercendo uma atividade arriscada e que deveria ser feita por profissional habilitado.

Em quatro dias de cobertura em Pernambuco, o Estado falou com dezenas de pessoas que estavam em menor ou maior grau envolvidas com a retirada do óleo. Não há grandes protagonistas, mas algumas pequenas histórias que ajudamos a contar.

Confira a seguir as reportagens produzidas diretamente do Nordeste:

    Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Publicidade