PUBLICIDADE

Stephen Hawking é protagonista de novo documentário

28 jul 2013 - 11h55
(atualizado às 12h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O cientista britânico Stephen Hawking fala de sua vida e de sua doença em um novo documentário que será lançado em setembro, antecipou neste domingo o jornal Sunday Times.

Hawking explica no filme um dos períodos mais graves de sua doença, em 1985, enquanto escrevia Breve história do tempo. O cientista conta, publicou o jornal, que a situação foi tão grave que ele quase não conseguiu terminar seu best seller. O livro já vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo.

Ele ainda vivia na Suíça quando contraiu uma forte pneumonia que o obrigou a passar semanas em uma UTI. Há cinco décadas, Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica - uma doença neurodegenerativa que afeta o controle voluntário dos músculos

Batalha dos cientistas
Duelo de gênios: Einstein ou Newton? Hawking, Darwin ou Pasteur? Escolha o maior cientista de todos os tempos
 

Seu estado era tão precário, explica no documentário, que os médicos ofereceram à sua primeira esposa, Jane, desligar os aparelhos, mas ela se negou e pediu que o físico fosse transferido para Cambridge (Inglaterra). Hoje com 71 anos, Hawking acrescenta que as semanas na UTI foram "os momentos mais obscuros" de sua vida.

Embora o cientista tenha melhorado e conseguido finalizar sua obra prima, a consequência do tratamento foi a perda da capacidade de falar. Desde então, ele se comunica através de um sofisticado aparelho sintetizador de sua voz.

No documentário, intitulado "Hawking", o famoso físico fala também de seus dois casamentos e dois divórcios. Hoje ele mantém uma boa relação com sua primeira esposa e mãe de seus três filhos, e dedica o filme a ela.

Durante seu segundo casamento, com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason, Hawking foi acusado de violência doméstica, negadas e atribuídas a "invenções da imprensa".

Após driblar com folga a expectativa de vida de cinco anos dada quando descobriu a doença, Stephen Hawking garante não ter "nenhuma pressa" ou medo de morrer.

Um de seus sonhos, reitera no documentário, é ir ao espaço por meio de uma aeronave da Virgin Galactic, empresa de viagens interespaciais do milionário Richard Branson, que já convidou o físico para a viagem inicial.

Astronomia de A a Z
Qual a diferença entre nova, supernova e hipernova? Meteoro e meteorito são a mesma coisa? Descubra essas e outras questões relacionadas à Astronomia
 
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade