PUBLICIDADE

'Senhor das Formigas' ganha prêmio espanhol de ecologia

8 fev 2011 - 17h26
(atualizado às 19h18)
Compartilhar

Edward Wilson, conhecido biólogo americano, apelidado de "O Senhor das Formigas" por suas inovadoras pesquisas sobre estes insetos, foi agraciado nesta terça-feira na Espanha com um prêmio de 400.000 euros (540.000 dólares) pelo conjunto de sua obra.

Hoje com 81 anos, Wilson foi o primeiro cientista a descrever o comportamento social das formigas, declarou a Fundação BBVA em um comunicado, após ter concedido o prêmio Fronteiras do Conhecimento na categoria Ecologia e Biologia da Conservação.

Este cientista conseguiu demonstrar que as formigas usam feromônio, uma substância química, para se comunicar e escolher seus itinerários, destacou o comunicado.

Segundo o júri, o biólogo também inventou e vulgarizou o termo "biodiversidade".

Após ser informado na véspera sobre a decisão dos jurados, Edward Wilson disse que considerava o prêmio "uma distinção maior", informou a fundação BBVA.

Segundo a organização, Edward Wilson, professor emérito da Universidade de Harvard, não perdeu o interesse pelas formigas.

"Obviamente prestarei atenção nelas quando chegar a Madri para a cerimônia de entrega dos prêmios", declarou aos jurados.

"Com exceção dos humanos, as formigas possuem o sistema social mais complexo de todas as criaturas vivas da Terra. As pessoas me perguntam com frequência como faço para comparar as formigas aos homens e eu os faço observar que o estudo das formigas teve um enorme impacto no estudo do comportamento humano", acrescetnou o cientista.

djw/wdb/mvv

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade