PUBLICIDADE

Schwarzenegger diz que Trump não irá deter luta contra mudança a climática

20 jun 2017 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger afirmou nesta terça-feira que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris não deterá a luta contra a mudança climática.

"Para aqueles que estão preocupados, deixem eu ser totalmente claro: Um só homem não irá parar nosso progresso, um só homem não trará de volta as energias sujas do passado e um só homem não nos derrotará", disse o político conservador durante uma cúpula sobre mudança climática em Viena.

"Ganharemos e criaremos um futuro para os nossos filhos e netos do qual possam se orgulhar", prometeu Schwarzenegger, muito ativo nas políticas de energias limpas e contra a mudança climática desde quando foi governador da Califórnia.

Schwarzenegger afirmou que segue sendo otimista, porque os Estados Unidos não são unicamente o Governo de Washington, e destacou que muitas autoridades locais e regionais, universidades, empresas, cientistas e a maioria da população do país segue comprometida com o Acordo de Paris.

"Ainda que um homem possa dar as costas ao Acordo de Paris e ao progresso meio ambiental, nossos Estados e as nossas cidades não fizeram isso", defendeu.

Schwarzenegger lembrou que quando, como governador da Califórnia, lançou as suas políticas de apoio às energias limpas, o Governo federal não só não emprestou ajuda senão que bloqueio essas políticas.

"A conclusão é que nunca retardamos o nosso progresso por Washington", disse Schwarzenegger, criador da iniciativa "++R20++", uma coalizão de regiões e municípios unidos para limitar a emissão de gases de efeito estufa.

"Inclusive se o atual inquilino da Casa Branca pensa que pode deter-nos no nosso progresso e inclusive se toda a cidade de Washington pensa que pode frear-nos, não terão nenhuma oportunidade", prometeu.

Por isso, Schwarzenegger pediu não centrar-se nas notícias negativas e pediu falar, disse, dos empregos que se estão criando e as vidas que se estão salvando ao abandonar os combustíveis fósseis.

Assim, lembrou que quando em 2004 era governador da Califórnia, em uma feira de automóveis nos Anjos apenas havia modelos de combustíveis alternativos ou elétricos e que sete anos depois, já havia 50.

"É verdade que o nosso progresso assusta algumas pessoas. Não os culpo porque é a natureza humana: preferem o passado conhecido que o futuro que não conhecemos", disse o ex-governador, que destacou a necessidade de comunicar que a "energia verde" pode trazer muitos benefícios.

Nesse sentido, qualificou de "tática de medo" e de "mentiras" a mensagem de que a aposta por energias limpas afetará negativamente as empresas e o emprego, e usou como exemplo o sucesso econômico da Califórnia nessa matéria.

Schwarzenegger pediu que não politizem a luta contra a mudança climática e lembrou que os conservadores e os liberais respiram o mesmo ar e bebem a mesma água.

O ex-governador da Califórnia participa da Austrian World Summit+, uma cúpula que reúne dirigentes políticos, empresariais e da sociedade civil para discutir os objetivos de desenvolvimento da ONU, com especial atenção ao clima e ao meio ambiente.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade