PUBLICIDADE

Prefeitos dos EUA querem preencher "vazio federal" com energias limpas

26 jun 2017 - 21h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira por unanimidade uma resolução de apoio para que 100% da energia que se consuma em nível local seja renovável e se preencha assim o "vazio" do governo federal em temas ambientais.

"Os americanos esperam que os Estados Unidos sejam líderes no mundo e, quando não se vê essa liderança no governo federal, há um vazio que os prefeitos estão convocados a preencher", afirmou à Agência Efe Rick Kriseman, prefeito de St. Petersburg (Flórida), ao final do evento, realizado em Miami Beach.

Kriseman e seus colegas das cidades de Miami Beach (Flórida), Philip Levine, e Columbia (Carolina do Sul), Stephen K. Benjamin, anunciaram hoje o apoio unânime de mais de uma centena de prefeitos à iniciativa "Prefeitos 100% com Energia Limpa", na qual se comprometeram em continuar reduzindo as emissões de gases de efeito estufa das suas cidades e a adotar energias renováveis.

A resolução a favor de energias limpas em contraposição aos combustíveis fósseis, impulsionada pela organização ambiental Sierra Club, representa um novo desafio ao presidente Donald Trump após sua recente decisão de retirar-se do Acordo Climático de Paris e uma das políticas energéticas "mais fortes" apoiadas pela Conferência de Prefeitos.

"Há líderes que sabem que a mudança climática é real, que a ciência importa, e, se não vamos tê-los no governo federal, podem apostar que os prefeitos tomarão as rédeas", indicou Kriseman ao final do evento que reuniu cerca de 250 prefeitos americanos durante mais de quatro dias.

Se os governantes das 1.400 cidades com populações superiores a 30.000 habitantes da Conferência de Prefeitos acolhessem a energia renovável em sua totalidade, isso reduziria as emissões de carbono do setor elétrico "mais que os cinco piores países contaminadores de carbono combinados", de acordo com uma análise divulgada durante o evento pelo Sierra Club.

Dessa forma, segundo o grupo ambientalista, se essas metas forem alcançadas até 2025, as reduções totais da contaminação por carbono no setor elétrico cobririam entre 87% e 110% das reduções restantes que os Estados Unidos necessitariam para alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

"A mensagem para Washington é pôr na mesa assuntos, quatro ou cinco, nos quais possamos trabalhar lado a lado e botá-los em prática", disse o prefeito de Columbia.

Nesse sentido, Benjamin pediu ao governo federal e a seus colegas que adotem um enfoque "pragmático", "trabalhem unidos" e "deixem de lado a politicagem".

No mesmo sentido se pronunciou horas antes o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que fez um apelo aos governantes locais para deixar de centrar-se em Washington, "onde não está acontecendo muita coisa, quando nas cidades sim está acontecendo muito".

"A nação está contando com vocês", declarou hoje Bloomberg durante o fórum, no qual também esteve presente, na sexta-feira passada, o secretário de Trabalho, Alexander Acosta.

"É o nosso dever, porque outros níveis do governo não estão fazendo sua parte", lamentou Bloomberg durante um almoço em homenagem a Mitch Landrieu, prefeito de Nova Orleans, que foi eleito como novo presidente da Conferência de Prefeitos.

Por sua parte, Landrieu assegurou que, se o governo federal se nega a agir ou está paralisado, os prefeitos vão criar uma nova política nacional que envolva os esforços individuais de cada cidade.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade