PUBLICIDADE

Por que conseguimos sentir quando alguém nos está observando fixamente?

Instinto, sexto sentido ou coincidência? De onde vem a sensação que nos faz virar a cabeça em busca de um par de olhos?

2 set 2017 - 15h04
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem olhando para um grupo de mulheres
Homem olhando para um grupo de mulheres
Foto: BBC News Brasil

Qualquer uma já passou por essa perturbadora situação: concentrado s em alguma tarefa, percebemos, subitamente, uma alteração no ambiente. Uma energia vindo de outro lugar.

Levantamos a cabeça e vemos alguém nos olhando fixamente.

Como soubemos?

Apesar de que o olhar pode ser de intimidação, admiração ou compaixão, detectá-lo é algo surpreendente, e a ciência tenta encontrar respostas para o que parece ser uma espécie de sexto sentido.

Os resultados, pelo menos até agora, sugerem que pode se tratar de uma habilidade sustentada por uma complexa rede neurológica.

Há vários fatores combinados, como a evolução do olho do humano, a evolução da comunicação humana e mesmo nossos instintos de defesa e sobrevivência.

Olhos humanos

Em contraste com outros animais, o homem tem a parte brancas dos olhos consideravelmente maior. Na maioria das espécies, a pupila toma conta de quase todo o olhos.

Isso é útil tanto para não chamar a atenção de predadores, mas também serve para que presas não saibam que predadores as têm na mira.

Olhos de pantera
Olhos de pantera
Foto: BBC News Brasil

Em humanos, porém, o branco dos olhos permite rapidamente determinar a direção do olhar de outra pessoa ou animal. Podemos definir com bastante precisão se ela está olhando à direita, esquerda, acima, abaixo ou diretamente para nós.

E não precisamos necessariamente estar de frente: podemos, por exemplo, avaliar, ainda que de forma menos precisa, a direção de um olhar com nossa visão periférica.

Ou sequer precisamos olhar os olhos alheios: a visão periférica leva em consideração a posição da cabeça e o ângulo do corpo para saber se uma pessoa está olhando ou não para nós.

Mas se não estamos certos, nosso cérebro presume que somos alvo do olhar.

Colin Clifford, professor de Psicologia da Universidad de Sidney , na Austrália, explica que um indivíduo vai querer prestar atenção ao que pode ser uma ameaça.

"Simplesmente presumir que a outra pessoa está olhando para nós pode ser a melhor estratégia", diz Clifford.

A linguagem dos olhos

Humanos são muito sensíveis aos olhares alheios. Isso porque a sobrevivência humana ao longo do tempo dependeu muito de nossa cooperação e coordenação com outros indivíduos.

Um homem e mulher têm as cabeças para a frente, mas os olhos em outras direções
Um homem e mulher têm as cabeças para a frente, mas os olhos em outras direções
Foto: BBC News Brasil

Biólogos sugerem que o branco de nossos olhos evoluiu para melhorar nossas habilidades de comunicação.

Ainda que tenhamos desenvolvido uma complexa linguagem falada, um olhar ainda pode expressar muitas coisas que o idioma não consegue. E também comunicar conceitos de forma rápida e mais discreta.

O contato visual direto com outra pessoa é o mais frequente e poderoso sinal não-verbal que temos em nosso repertório. É um fator crucial em situações de intimidade, intimidação e influência social.

Por isso é que é difícil para humanos esconder emoções: olhares expressam uma gama de sentimentos.

Mulher olha de lado
Mulher olha de lado
Foto: BBC News Brasil

É daí que surgem expressões como "mentiu com os olhos", ou "olhar gélido".

E também explica porque estamos sempre conscientes de que alguém nos olha.

Predisposição

E há várias situações que derrubam o mito de um sexto sentido: um estudo publicado pela revista científica Current Biology, em 2013, diz que estamos predispostos a pensar que alguém nos olha. Mesmo que nada o sugira.

Grupo de gente fotografada por trás
Grupo de gente fotografada por trás
Foto: BBC News Brasil

Olhar para alguém é um sinal social que, normalmente, significar que queremos iniciar uma conversa. Mas o fenômeno também poder ser resultado de informações que registramos no nosso entorno.

Uma das primeiras coisas que detectamos em outra pessoa é a posição de sua cabeça e seu corpo. Se algum deles está posicionado em nossa direção e, particularmente, de forma pouco natural, isso é motivo para alerta.

O caso mais óbvio é quando o corpo de alguém está na direção contrária, mas sua cabeça está voltada para nós. Isso faz que prestemos mais atenção aos olhos.

Mulher olha fixamente
Mulher olha fixamente
Foto: BBC News Brasil

Só que, quando pressentimos essa espiada, levantamos a cabeçca na direção de onde acreditamos estar vindo. E esse movimento pode fazer com que a outra pessoa dirija seu olhar para nós.

Quando os olhos de encontrarem, cada pessoa vai supor que a outra a estava olhando.

Outra situação vem do que chamamos de viés de confirmação: somente lembramo-nos das vezes em que realmente encontramos alguém nos olhando, não das vezes que isso não acontece.

E essa sensação perturbadora que sentimos é psicológica.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade