PUBLICIDADE

Robô transmite imagens de câmara secreta da Pirâmide de Gizé

Foram encontrados hieróglifos de 4.500 anos, escritas em tinta vermelha e esculturas de pedra

11 set 2014 - 13h42
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Grande Pirâmide é o único vestígio remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo</p>
Grande Pirâmide é o único vestígio remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Foto: PnP! / Flickr

Um robô transmitiu, pela primeira vez, imagens do interior de uma câmara secreta na Grande Pirâmide de Gizé, localizada no Egito. O lugar não é visto por ninguém há 4.500 anos. As informações são do site Science Alert. 

Segundo a publicação, a Grande Pirâmide é o único vestígio remanescente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Quando construída, por volta de 2.560 a.C., ela tinha 146,5 metros de altura. Parcialmente desintegrada, hoje mede 138,8 metros.

A pirâmide possui três câmaras conhecidas: a de base, a do rei e a da rainha. Ao lado delas, existe um estreito corredor que é bloqueado por portas de pedra. Por anos, cientistas tentaram enviar robôs a fim de descobrir o que existia atrás dessas portas.

Foto: Djedi Team / Reprodução

Foto: Reprodução/ Djedi Team

Em 1993, um robô foi enviado ao local, mas não conseguiu avançar. Quase uma década depois, um outro robô conseguiu perfurar um bloco das pedras e surgiu, então, a hipótese de que haveria uma câmara secreta por trás das portas.

Neste ano, uma equipe de engenheiros liderada por Rob Richardson, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveu um terceiro robô que conseguiu rastejar para dentro do túnel entreaberto e gravar imagens no interior da câmara.

Foram encontrados hieróglifos de 4.500 anos, escritas em tinta vermelha, e esculturas de pedra. Segundo os especialistas, é provável que as descobertas sejam resquícios do trabalho dos trabalhadores que construíram a pirâmide. Eles dizem ainda que o lugar deveria ser simbólico e não funcional, logo, não há uma tumba nessa passagem. As pesquisas continuam.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade